João Pessoa lidera o ranking elaborado pela página internacional do Time Out Travel nas redes sociais, como o destino mais popular do mundo para 2025. Com essa popularidade, aliada à aproximação da alta temporada nas áreas litorâneas, os órgãos responsáveis por garantir a segurança dos banhistas já começam a se preparar. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) vem promovendo formações específicas para esse período, além de reforçar seu efetivo, e a Capitania dos Portos também intensifica a fiscalização das embarcações que oferecem passeios turísticos na capital paraibana.
O capitão Ataíde, do CBMPB, destaca que o verão provoca o aumento do número de turistas e banhistas nas praias e que, pensando nisso, a preparação dos Bombeiros começa de forma antecipada, para melhor atender a esse aumento na demanda. “A gente reforça o efetivo nas praias e prepara nossa equipe com treinamentos. Tivemos, recentemente, o curso de embarcações; vamos ter o reforço dos alunos soldados que chegaram do concurso; ainda realizamos treinamentos de salvamento aquático.Tudo isso visando à segurança dos banhistas e dos turistas neste verão”, afirma.
Ele destaca ainda que haverá reforço dos guarda-vidas nas praias, ampliando a quantidade de profissionais nesses postos, além de ações preventivas. “Seja por meio de atividades presenciais, em entrevistas na imprensa, por meio das redes sociais — em que podemos transmitir dicas de prevenção —, como também um aumento de embarcações e viaturas, estaremos pensando na maior segurança da população”, ressalta.
Segundo o capitão, esse reforço nas ações segue até o período após o Carnaval, quando a movimentação nas praias começa a ser mais reduzida.
Dicas
Para quem pretende aproveitar o verão nas praias ou mesmo em piscinas, o capitão Ataíde deixa ainda algumas dicas para garantir mais segurança durante esses momentos de lazer e evitar acidentes, como os afogamentos. Entre as orientações, estão não se afastar das crianças e evitar nadar sozinho.
“No caso de crianças, o responsável deve mantê-las sempre próximas; se for entrar na água, que elas estejam, no máximo, à distância de um braço. A profundidade correta é até a altura do umbigo. A gente sabe que o mar oscila com as ondas, então, se eu entro até o fundo, há uma chance maior de se afogar devido à oscilação da água”, destaca.
Além disso, o banhista também deve priorizar as praias e localidades com a presença de guarda-vidas, inclusive perguntar a esses profissionais quais os locais mais seguros para tomar banho. “A pessoa deve evitar também nadar sozinha, e se não souber nadar, não entre na água. É desaconselhável entrar na água após ingerir bebidas alcoólicas, o que é muito perigoso. A gente sabe que, devido a isso, os nossos reflexos ficam mais lentos, a gente fica mais ‘corajoso’. Então, a chance de afogamento é bem maior”, afirma.
Com relação às piscinas, a orientação é evitar dar cambalhotas, não correr em volta da piscina e não fazer brincadeiras perigosas na água, como ‘o famoso caldo mortal para trás’. A pessoa deve lembrar que isso pode ser perigoso, mesmo em profundidades menores. O Corpo de Bombeiros recomenda à população que siga as dicas da corporação e esteja sempre atenta a qualquer risco pois, assim, conseguirá ter férias e um verão seguro”, conclui.
Capitania está atenta ao tráfego aquaviário
Durante o verão, a Capitania dos Portos da Paraíba, ligada à Marinha do Brasil, também reforça o trabalho de fiscalização no Litoral paraibano, por meio da operação Navegue Seguro, que intensifica a averiguação do tráfego aquaviário. Segundo o capitão dos Portos da Paraíba, capitão de fragata Ronaldo de Almeida Miranda Júnior, as ações terão como foco as embarcações de passageiros, utilizadas em turismo náutico ou travessias, além de áreas com grande circulação de embarcações de esporte e recreio.
“Durante a operação, será exigido o cumprimento rigoroso das normas de segurança por parte das embarcações de passageiros, incluindo exibição, em local visível, da capacidade máxima de passageiros; indicação da localização dos coletes salva-vidas e instruções sobre seu uso”.
De acordo com o capitão de fragata, ainda haverá a realização de treinamentos de segurança antes da partida com passageiros e tripulantes; além da divulgação do número do telefone da Capitania dos Portos para denúncias de irregularidades. Essas medidas têm o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos na navegação.
Além das ações de fiscalização, ele explica que a operação Navegue Seguro ainda busca conscientizar condutores e passageiros sobre a importância da segurança da navegação e da salvaguarda da vida humana no mar. “A campanha também reforça o compromisso com a preservação ambiental, destacando a necessidade de combater a poluição hídrica e incentivar práticas sustentáveis”, destaca ainda o capitão dos Portos da Paraíba.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de dezembro de 2024.