Notícias

mercado e sustentabilidade

Fonte de água vira área ecoturística

publicado: 31/07/2025 08h40, última modificação: 31/07/2025 08h40
No Sertão paraibano, empreendedora alia venda de produto natural a atividades de pedagogia e recreação ecológica
rapel_Croatá Ecotur.jpg

Fabricante de água mineral, sediada em Santana dos Garrotes, oferece trilhas, rapel e camping | Foto: Divulgação/Croatá Ecotur

Uma iniciativa que alia turismo e empreendedorismo chama atenção na região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano. Fundada há 15 anos, a fabricante de água mineral Croatá, empresa familiar sediada no município de Santana dos Garrotes, adotou um olhar inovador para modernizar-se e ampliar a comercialização de seus produtos, passando a agregar a atividade de extração de água mineral às atividades ecoturísticas.

De acordo com Samanda Xavier, responsável pela Croatá, a companhia contou com consultorias oferecidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), além do programa de desenvolvimento empresarial Empretec, para aprimorar a visão sobre os seus negócios e explorar potencialidades para além da venda de seus produtos. “As consultorias nos ajudaram em vários aspectos, como implantar ferramentas para melhorar as vendas e os processos, o marketing e a comunicação e nos despertou para novas ideias, como a Croatá Ecotur”, relatou a empreendedora.

Samanda lembrou que, nos primeiros anos de atuação, a marca comercializava sua água mineral em quase todo o Sertão do estado. No entanto, com o surgimento de empresas concorrentes — que, segundo ela, vendiam água adicionada de sais a preços muito abaixo do valor no mercado —, a Croatá passou a enfrentar dificuldades. A reação veio com uma nova estratégia, que transformou uma área de fonte natural em um espaço de ecoturismo. “Com todo o trabalho que foi feito, mostrando aos consumidores a diferença entre a água mineral natural, que é a nossa, e os outros produtos, nós conseguimos nos reposicionar e estamos recuperando o mercado”, explicou a empresária, revelando que, atualmente, a Croatá dispõe de distribuidoras próprias, com foco, principalmente, nas cidades de Patos e Itaporanga, e vem alcançando municípios de Pernambuco.

Na avaliação de Samanda, as ações de turismo ecológico na estância da água mineral ainda têm muito potencial a ser desenvolvido. “Nós reformamos uma casa e a transformamos em um espaço para receber os visitantes. Oferecemos trilhas, camping, rapel e uma área pedagógica. Muitas escolas nos procuram para trabalhar temas ligados ao meio ambiente e à preservação da natureza. Ainda temos muito a evoluir e proporcionar mais experiências para o público”, concluiu a empreendedora.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de julho de 2025.