A Paraíba foi o estado que registrou, no ano passado, a menor taxa de roubos e furtos de aparelhos celulares em todo o Brasil. A informação foi divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na última terça-feira (29), com base nos dados publicados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025. Conforme o levantamento, em 2024, o índice de ocorrências desse tipo, no estado, foi de 126,8 casos a cada 100 mil habitantes, com 5.256 roubos e furtos de celulares. Esse montante representa uma redução de 21,7% nos casos, em comparação com os dados de 2023, quando a Paraíba apresentou um total de 5.903 dispositivos roubados ou furtados (taxa de 148,5 ocorrências a cada 100 mil residentes).
O estado também segue na liderança nacional em menor número de registros nos dados especificamente referentes a furtos — que indicam a subtração de telefones sem violência ou grave ameaça. Em 2024, a taxa foi de 76,6 casos por 100 mil habitantes. O segundo lugar ficou com o Rio Grande do Sul, com índice de 106,2.
Na avaliação do secretário da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba, Jean Nunes, os números divulgados pelo CLP reforçam o compromisso do Governo Estadual com a preservação da ordem pública, a valorização das forças de segurança e o investimento em inteligência e tecnologia. “Isso não é apenas um dado estatístico. É um reflexo direto de uma política pública focada na prevenção, mediante a presença efetiva nas ruas e o trabalho de inteligência. A redução de 21,7% nas ocorrências em relação ao ano anterior é um indicativo claro de que as ações estão no caminho certo, com impacto real na vida das pessoas”, comentou Jean.
Devolução
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, um dos principais fatores que contribuíram para a queda nos registros na Paraíba é a realização de iniciativas de recuperação de celulares furtados ou roubados. Das 27 unidades federativas, o estado figura entre os 13 que possuem programas estruturados dessa categoria: desde o ano passado, a Operação Recupera, desenvolvida pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB), já recolheu mais de dois mil aparelhos que haviam sido subtraídos de seus donos, garantindo sua devolução em mãos.
Mais seguro
Ainda conforme o relatório, em relação ao total de roubos, a Paraíba figura como o estado mais seguro do Nordeste e o sétimo do país. De 2023 para 2024, houve uma redução de 22,4% das ocorrências, quando comparadas ao ano anterior.
Essa classificação contabiliza o número de roubos por 100 mil habitantes, em todas as unidades da Federação, considerando não só os crimes patrimoniais, mas também a capacidade dos governos estaduais de proteger a população por meio de ações preventivas, fomento à inteligência policial e atuação integrada dos órgãos de segurança.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de julho de 2025.