A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) coordena as ações estratégicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro no estado. O planejamento envolve o funcionamento pleno dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e a articulação direta com os órgãos operativos — Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar — e com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), ligado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp-MJ).
O Enem registrou 4.811.344 inscritos em todo o país. Na Paraíba, são 142.051 candidatos, distribuídos em 55 municípios e 425 locais de prova. Em razão dessa abrangência, as Forças de Segurança estaduais atuarão de forma integrada para garantir ações preventivas e resposta rápida a eventuais ocorrências.
Nos dois dias de aplicação do exame, os três CICC da Sesds — instalados em João Pessoa, Campina Grande e Patos — funcionarão em status pleno. Esses centros concentrarão, em tempo real, informações das áreas de atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil, mantendo interlocução permanente com o CICCN, em Brasília. Essa estrutura permite monitorar operações em todo o território estadual e coordenar ações com outros entes federativos.
Segundo o coordenador estadual do CICC, o coronel Júlio César de Oliveira, da Polícia Militar (PM), os centros são responsáveis pela centralização das comunicações, integração de dados e acompanhamento das ocorrências registradas durante o exame. A plataforma tecnológica utilizada permite a gestão unificada das informações e a tomada de decisões estratégicas a partir de análises de inteligência e dados operacionais. “A atuação integrada entre as Forças de Segurança e o acompanhamento em tempo real das ações são fundamentais para a eficiência do planejamento. O trabalho coordenado a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle fortalece a capacidade de resposta do Estado e assegura a cooperação com o comando nacional durante todo o processo do Enem 2025”, afirmou.
As equipes da Polícia Militar farão rondas preventivas e policiamento ostensivo nas áreas próximas aos locais de prova. A Polícia Civil manterá plantões reforçados para atendimento a ocorrências e registro de eventuais delitos, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar atuará com equipes preparadas para prestar apoio em situações de urgência e emergência.
Além das ações de campo, os CICCs também reunirão representantes de todos os órgãos operativos e setores de apoio, permitindo análise conjunta das informações e definição de medidas imediatas sempre que necessário. Essa integração otimiza recursos humanos e tecnológicos, reduz o tempo de resposta e fortalece a eficiência das ações públicas.
Atenção aos itens obrigatórios é fundamental
Por Carolina Oliveira
Neste domingo (9), a partir das 12h, os portões serão abertos para o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda etapa da prova ocorrerá no domingo seguinte (16). O coordenador do programa Se Liga no Enem, Haniel Lima, reforça que a atenção aos itens obrigatórios, permitidos e proibidos, pode evitar surpresas negativas no dia do exame. “Dar atenção a alguns pontos com antecedência ajuda o participante a evitar imprevistos e a se concentrar para fazer a avaliação da melhor maneira”, orienta.
Entre os itens obrigatórios, o documento oficial com foto é o mais importante. São aceitos RG — antigo ou o novo modelo, a Carteira de Identidade Nacional —, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou Carteira de Trabalho. “Sem esse documento, você não consegue fazer a prova”, reforça Haniel.
Outro item indispensável é a caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. “Não é aceita outra cor nem outro tipo de caneta. O sistema do Inep não reconhece. Por segurança, levar mais de uma é recomendável, e o tubo precisa ser transparente para que o fiscal visualize a tinta”, explica Haniel.
Alguns itens são proibidos. O candidato não pode permanecer na sala usando bonés, chapéus, viseiras, gorros ou óculos escuros. Também não é permitido utilizar qualquer instrumento de escrita além da caneta transparente. Celulares e smartphones podem ser levados, mas devem estar desligados e guardados no envelope porta-objetos fornecido pelo local de prova. “Não pode ficar com fone de ouvido, smartwatch ou qualquer relógio. Também não são permitidos papéis, livros, calculadoras, réguas ou quaisquer itens eletrônicos. Isso já é de praxe”, destaca o coordenador.
Há itens permitidos que podem facilitar a experiência durante o exame. “É possível levar água, preferencialmente em garrafa transparente e sem rótulo. Você também pode levar lanche, de preferência algo que já costuma consumir no dia a dia”, recomenda Haniel. O cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório, mas pode ajudar o candidato a localizar a sala de prova.
Chegar cedo é essencial. Os portões ficam abertos das 12h às 13h, no horário de Brasília (o mesmo da Paraíba). Às 13h30, a prova começa. Enquanto isso, os fiscais organizam as salas e orientam os participantes.
Haniel também orienta sobre o que vestir e como organizar o tempo de prova. “Use roupas leves e confortáveis, adequadas ao clima. Mesmo com ar-condicionado, considere levar uma peça extra se costuma sentir frio”. Ele ainda sugere iniciar o exame pela redação. “Minha opinião, como integrante da coordenação pedagógica, é que começar pela redação é mais interessante. Você elimina primeiro a escrita e a reflexão sobre o tema e depois segue para as questões objetivas com a mente mais livre”, conclui.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 6 de novembro de 2025.