Notícias

Iluminação

Furto de cabo elétrico gera prejuízo

publicado: 17/08/2023 11h41, última modificação: 17/08/2023 11h41
Neste ano já foram mais de 18 mil metros roubados em espaços públicos da capital, causando perdas de R$ 100 mil
Parque Parahyba3.jpeg

No Parque Parahyba 3, no bairro do Aeroclube, a iluminação já foi totalmemte recuperada pela Seinfra - Foto: Francisco França/Secom-PB

por Jose Alves*

Os roubos de cabos elétricos de iluminação em praças e parques de João Pessoa vêm aumentando a cada ano. De acordo com dados da Diretoria de Iluminação Pública (Dilup), da Secretaria Municipal de Infraestrtutura (Seinfra), só este ano, mais de 18 mil metros de cabos elétricos foram furtados de espaços públicos na capital e o prejuízo já ultrapassa os R$ 100 mil. Para se ter uma ideia da ação criminosa na cidade, na Praça Venâncio Neiva, no Centro Histórico, foram furtados cerca de 500 metros, e no Parque Parahyba 3, no bairro do Aeroclube, foram mais de 700 metros de cabos.

Ainda conforme os dados da Dilup, algumas praças e parques foram alvos por mais de uma vez, como foi o caso do Parque Parahyba 3, que ficou totalmente no escuro em razão dos furtos dos cabos de iluminação.

Segundo informações da diretora da Dilup, Joyce Alves, “no sentido de fazer com que a população pessoense continue desfrutando dos equipamentos públicos, a Seinfra vem trabalhando na reposição dos cabos que foram furtados. Na última terça-feira (8), foi feita a reposição dos cabos da Praça Venâncio Neiva, ocasião em que cerca de 500 metros de cabos foram substituídos, restabelecendo a iluminação daquela Praça”.

Joyce Alves informou também que a Seinfra conta com três equipes de manutenção que trabalham diariamente para solucionar os problemas da falta de iluminação nas praças e parques. E que muitos desses espaços já tiveram o problema solucionado. Atualmente o trabalho está no Parque Parahyba 2.

Semana passada, foi realizada mais uma operação para reposição de cabos, em ambientes que sofreram com a ação dos vândalos. Foram recolocados os cabos que foram roubados do Parque Parahyba 3, no bairro do Aeroclube. Na ocasião, mais de 700 metros de novos cabos foram instalados.

A diretora da Dilup enfatizou que a reposição dos cabos do Parque Parahyba 3, foi realizada com mais rapidez, porque o ambiente estava há algum tempo sem iluminação e também para que os fiéis que frequentam a Missa da Luz, se sentissem mais seguros com a iluminação restabelecida.

Ela lamentou que além do prejuízo causado à população pela falta de iluminação, trazendo a sensação de insegurança, o furto de cabos elétricos traz também prejuízo aos cofres públicos. “A operação da Seinfra vai continuar até sanar todos os pontos que estão sem iluminação em razão dos cabos furtados”, afirmou Joyce.

Os próximos pontos onde a iluminação deverá ser restabelecida é a Praça Desembargador Osias Nacre Gomes, no Jardim Oceania, viaduto da BR-230 (próximo ao Hospital de Emergência e Trauma) e Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de agosto de 2023.