após quatro décadas

Lixão é desativado na cidade de Patos

publicado: 18/08/2023 13h09, última modificação: 18/08/2023 13h09
Acordo firmado entre a Prefeitura Municipal e o MPPB resultou no fim do depósito de lixo a céu aberto
1 | 3
Área de aproximadamente sete hectares, onde funcionava o lixão, passará por um processo de recuperação ambiental - Foto: Lusângela Azevêdo
2 | 3
Catadora Maria Gomes, que trabalhou há anos no local, receberá um auxílio da prefeitura - Foto: Lusângela Azevêdo
3 | 3
Foto antiga do lixão de Patos, quando estava em plena atividade
Lixão desativado Patos Foto Lusãngela Azevêdo.jpg
Lixão desativado catadora Patos Foto Lusãngela Azevêdo.jpg
Lixão antiga 2.jpg

por Lusângela Azevêdo*

Após quase quatro décadas de funcionamento, o Lixão que funcionava na Zona Rural de Patos finalmente foi desativado ontem. O encerramento das atividades é decorrente do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) assinado, em maio de 2022, entre Prefeitura de Patos e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) em cumprimento da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com isso, todo lixo produzido na cidade já está sendo encaminhado para o aterro sanitário Pajeú, em Afogados da Ingazeira (PE).

Além das tratativas para a destinação dos resíduos para o aterro sanitário, a prefeitura também se comprometeu em dar início uma política de educação ambiental visando à coleta seletiva e a recuperação da área degradada pelo lixão.

A iniciativa evita inúmeros danos ao meio ambiente e trazem mais qualidade de vida e saúde para a população. Uma vez que, com o descarte dos resíduos a céu aberto aumenta os riscos de contaminação do solo, geração de gases, chorumes e outros subprodutos da degradação do material orgânico e inorgânico, proliferação de doenças e os constantes incêndios, principalmente entre os meses de agosto a novembro, época mais quente e seca da Região. O último incêndio no lixão, de maior proporção, foi em outubro de 2019, durou mais de três dias e foram utilizados mais de 100 mil litros de água para apagar.

Lixão antiga 2.jpg
Foto antiga do lixão de Patos, quando estava em plena atividade

“Era um acúmulo de lixo muito grande, um problema ambiental que vinha de muito tempo, causando não só a questão da poluição ambienta, mas trazendo problemas imensos de saúde para a população, principalmente no período em que tinha algum incêndio no local. Então hoje a gente consegue, depois desse longo tempo, resolver definitivamente o problema,” celebrou Nabor Wanderley.

A área de aproximadamente sete hectares que deixou de receber os resíduos vai passar agora por um longo processo de descontaminação. A previsão é que em torno de 10 anos, o espaço esteja totalmente recuperado e devolvido à população.

“A partir de agora vamos dar início ao processo de recuperação ambiental da área diminuindo o dano que foi causado pelos rejeitos depositados por anos no local. Então iremos colocar camadas de solo, canaletas pra chorumes, tubos para a eliminação dos gases. Será um processo que vai durar muito tempo a recuperação, mas a gente vai começar para que futuramente essa área seja um local de convivência das famílias de Patos,” explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Manuela Rodrigues.

“É muito sofrimento trabalhar numa área de lixão”, diz catadora

Já os catadores passarão a receber um auxílio e o apoio da gestão municipal em todas as áreas. A catadora, Maria Neuma Gomes, se despediu emocionada do antigo lixão.

“Ele deixa um alívio e uma tristeza ao mesmo tempo. Aqui vivi bons momentos da minha vida, criei os meus 10 filhos com o sustento daqui. Mas também é muito sofrimento trabalhar numa área de lixão, volúvel. Foi o fim de um ciclo que foi necessário, porque quando pegava fogo a fumaça ia toda pra cidade e prejudicava a população, principalmente os idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias, além do meio ambiente,” enfatizou.

Com esse fechamento, sobe para 213 o número de cidades com destinação de resíduos a aterros sanitários dos 223 municípios paraibanos. Agora, apenas oito cidades - Monteiro, Zabelê, Pilar, Vieirópolis, Cajazeiras, Pilões, Sumé e Serra Branca - estão com lixões ativos no estado.

“A nossa meta é bater os cem por centos e já estamos perto. Conseguimos hoje Patos. Pretendemos nos próximos meses atingir ainda mais Cidades o mais rápido possível. Temos três aterros que ainda serão inspecionados, inclusive para verificar denúncia feita contra dois deles sobre indícios de novos lixões ativos,” disse o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto.

O projeto “Fim dos Lixões”, é uma luta idealizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e implementado, com o apoio de instituições parceiras. Desde 2018 que o trabalho de monitoramento é permanente e vem sendo realizado por inspeções periódica sem todo o estado, promovendo o direito ao meio ambiente equilibrado e protegendo a saúde da população.

“Isso é muito positivo porque o trabalho do MPPB conseguiu mudar drasticamente o mapa do gerenciamento dos resíduos sólidos no estado,” frisou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO), a promotora de Justiça Fabiana Lobo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 18 de agosto de 2023.