A Casa da Cidadania do Shopping Tambiá, em João Pessoa, ganhou, ontem, o 1o Balcão de Serviços Paraíba Digital. No local, os cidadãos serão auxiliados para o acesso aos mais de 700 serviços oferecidos pelo Governo da Paraíba de forma digital, e também serão acompanhados na criação de contas e recuperação de senhas do sistema Gov.br.
A iniciativa é da Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital (SEMTD), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), mediante as Casas da Cidadania, atendendo aos critérios do acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
No espaço estarão três funcionários no período da manhã e outros três no turno da tarde, para auxiliar a população a realizar agendamentos, emissão de boletos, recuperação de senhas e outros serviços, além de tirar dúvidas.
A secretária-executiva de Modernização e Transformação Digital da Paraíba, Jacqueline Gusmão, informou que a expectativa é instalar, até o fim do ano, balcões semelhantes em outras duas Casas da Cidadania de João Pessoa e expandir o serviço para o interior do estado. Ela explicou que, embora os serviços disponíveis no Balcão Paraíba Digital já estejam acessíveis on-line, a iniciativa busca promover inclusão para cidadãos que não têm acesso à internet ou enfrentam dificuldades com o uso da tecnologia.
“A ideia é ampliar o atendimento dentro das Casas da Cidadania. O Balcão Paraíba Digital tem como objetivo letrar digitalmente o cidadão paraibano, ajudando aqueles que ainda têm dificuldade em acessar as plataformas de serviços digitais, tanto do Estado quanto do Gov.br”, destacou a secretária.
Jacqueline Gusmão destacou que o Paraíba Digital vem ampliando constantemente a oferta de serviços para facilitar a vida dos cidadãos. “Na plataforma do Governo do Estado da Paraíba, já estão disponíveis mais de 700 serviços. Mas isso é apenas o começo. Temos 23 cartas de serviço e seguimos levantando as demais. A meta é que todos os serviços oferecidos pelo governo estejam disponíveis de forma digital”, afirmou.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, ressaltou que o papel da pasta é tornar o governo mais acessível, seja nas Casas da Cidadania ou no ambiente on-line. “A Paraíba conta, hoje, com 54 unidades e, de janeiro a novembro, cerca de 1,1 milhão de pessoas passaram por esses espaços em busca de atendimento público. O melhor é que, em um só local, o cidadão tem acesso a serviços da Cagepa, Detran, Polícia, Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social. É o Governo mais próximo, com a prestação de serviços na palma da mão”, destacou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 4 de novembro de 2025.