Até a próxima sexta-feira (12), usuários do Programa Cartão Alimentação que moram nos bairros Cruz das Armas, Cristo Redentor, Distrito Mecânico, Conjunto Esplanada, Cidade dos Funcionários, Conjunto Ernesto Geisel, Grotão e Ilha do Bispo, em João Pessoa, precisam atualizar os seus dados cadastrais. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) está realizando esse atendimento na Escola Cidadã Integral Estadual Técnica Papa Paulo VI, em Cruz das Armas, das 8h às 17h.
O atendimento ocorre sem a necessidade de fichas, mas os beneficiários devem ir ao local com todos os documentos necessários, até as 17h. “É preciso trazer um documento com foto, o Cartão Alimentação e um comprovante de residência com o nome da pessoa. Se não tiver esse comprovante, pode trazer uma autodeclaração assinada por ela”, informou Ana Viana, coordenadora da equipe de recadastramento. Ela também explicou que, caso o beneficiário seja o filho ou a filha da pessoa, é necessário levar um documento com foto ou certidão de nascimento para comprovar o vínculo.
Prazo
O atendimento ocorre sem a necessidade de fichas, mas os beneficiários devem ir ao local com todos os documentos necessários, das 8h às 17h, até o dia 12
É importante atentar não só aos documentos necessários para o recadastramento, mas também aos prazos que são divulgados. Dona Inácia Maria da Silva é uma beneficiária que tenta realizar o recadastramento desde o ano passado. “Minha neta já recebia, mas ela se mudou, no ano passado. No ano passado, eu não consegui recadastrar porque não tinha a foto dela, mas esse ano eu vim pra tentar de novo e mudar pro meu nome. A gente precisa desse cartão, pois com ele a gente compra o feijão, a carne, o açúcar, o café. Isso já ajuda a gente muito”, diz.
Quem perder o prazo, no entanto, terá uma segunda chance, em data ainda a ser divulgada pela Sedh. Quem não realizar o recadastramento, terá o cartão bloqueado e perderá o benefício.
On-line
O programa, que já atende 52 mil pessoas em 141 municípios da Paraíba, é direcionado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza — ou seja, famílias que recebam até R$ 218, em média, por pessoa. Com o cartão, essas famílias têm acesso ao valor de R$ 50, que podem ser utilizados nos estabelecimentos credenciados ao programa, sinalizados por meio de um banner, na fachada do estabelecimento, ou que estejam catalogados no site do programa. A cada dia 10 do mês, o valor é depositado no cartão, para compras exclusivas de produtos do gênero alimentício.
O recadastramento está ocorrendo desde o dia 18 de junho. Outros bairros já visitados pelo programa foram Mandacaru, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Padre Zé, Bessa, Pedro Gondim, Bairro São José, Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Jaguaribe, Roger, Renascer, Assentamento Lutando por Moradia e Comunidade Bola na Rede.
No site disponibilizado pelo programa, é possível acompanhar o cronograma completo do Programa Cartão Alimentação, tirar dúvidas e saber quais são os estabelecimentos que aceitam o cartão, além de ter atendimento on-line. Os interessados devem acessar https://www.cartaoalimentacaoparaiba.com.br/ e, caso queiram, também podem baixar o app disponível para modelos Android e Apple.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de julho de 2024.