O município de Guarabira será o ponto de partida para mais uma grande celebração da cultura e do turismo da região do Brejo paraibano. Na próxima segunda-feira (22), será lançada oficialmente a nova edição da Rota Cultural Raízes do Brejo, iniciativa promovida pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, com o apoio e o patrocínio do Governo da Paraíba, do Banco do Nordeste e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae-PB).
“No evento, apresentaremos as datas e a programação de cada uma das 10 cidades que fazem parte da Rota”, antecipou o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Josenildo Fernandes. Além de anunciar os detalhes do circuito itinerante deste ano, o encontro — que começará às 16h, no Eco Club Vale Verde — contará com apresentações culturais e artísticas por parte do Grupo de Choro Chorata, de Campina Grande, e do Boi de Reis Mestre Ivanildo, de Serra da Raiz.
Elaborada para valorizar as tradições locais e fortalecer o turismo sustentável, a Rota Cultural Raízes do Brejo busca promover uma imersão na identidade cultural de cada município participante, a partir de atrações locais que incluem música, teatro, dança, artesanato, gastronomia e religiosidade. Assim como outro festival similar, a Rota Cultural Caminhos do Frio, o Raízes do Brejo também visa movimentar a economia criativa da região.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de setembro de 2025.