As novas variantes da Covid-19 já confirmadas em outros estados brasileiros podem estar circulando na Paraíba. A afirmação foi do secretário de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, Jhony Bezerra. Essa suspeita, juntamente com a maior aglomeração de pessoas nessa época do ano, podem ter contribuído para o aumento no número de casos de Covid-19 no Estado. Diante dessa realidade, o secretário alerta para que as pessoas com sintomas gripais façam o teste para detectar qual cepa chegou à Paraíba.
Segundo ele, diferentemente do que ocorria no auge da pandemia, a grande maioria das pessoas com a doença apresenta um quadro leve e não faz a testagem. “Certamente, outras variantes já devem ter chegado ao estado. Por isso, é importante as pessoas, com sintomas sugestivos para Covid-19, fazerem o teste RT-PCR, para que o Estado possa conhecer qual o tipo do variante está circulando nos municípios”, orientou.
Ele explicou como as novas cepas do vírus confirmadas em regiões como Sudeste e também Nordeste contribuem com aumento do número de registros e frisou a importância de estar vacinado. “O surgimento dessas variantes faz com que as pessoas adoeçam porque é um novo vírus. Mas, quem está vacinado está protegido da forma grave, apresentando sintomas leves. Por isso, é importante que a população esteja vacinada”, ressaltou.
Números
A alta de pacientes com Covid-19 nesse período de dezembro e janeiro tem sido menor do que o registrado no ano passado. Em dezembro de 2023 foram 3.592 confirmações com 15 óbitos. Já em dezembro de 2022 foram 9.511 com 64 óbitos. Isso representa uma queda de 62% nos registros totais do ano passado.
Vale lembrar que, no final do ano passado, com as proximidades das festas de fim de ano e férias, percebeu-se uma alta nos registros da doença. Conforme Boletim Epidemiológico divulgado no último dia 2 pela SES, o mês de dezembro encerrou com um total de 3.594 casos confirmados, um salto de 551% em relação aos registros positivos computados em novembro, com 552 casos.
O crescimento das confirmações no final do ano passado ainda não é visto pela SES como um reflexo de uma possível nova variante como as detectadas em estados vizinhos. Por isso a importância de se fazer os testes para Covid-19 quando estiver com suspeita da doença.
O secretário de Saúde também disse que a alta das últimas semanas é bem inferior do que a dos anos anteriores. “Há um aumento de casos nessa época do ano, mas isso já era esperado. Podemos observar, porém, um crescimento menor do que ocorreu no ano anterior. O que a gente precisa passar para a população é a necessidade de continuar com a vacinação.”
Visitas suspensas
Na semana passada, a direção do Hospital Municipal Pedro I, em Campina Grande, suspendeu o número de visitas para evitar a maior disseminação da Covid-19 entre os pacientes. Ao ser indagado sobre esse tipo de medida preventiva, Jhony Bezerra declarou que não há essa recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas cada hospital pode agir da forma que achar necessário para reduzir os riscos de contaminação.
“O que a SES tem orientado é que se restrinja o número de visitas, ou seja, que não entrem duas ou três pessoas de uma vez, mas somente um familiar devidamente protegido com máscara e que não demore. Entendemos que esse momento da visita é muito importante para o paciente, principalmente para quem está na UTI”.
Queda em janeiro chega a quase 9%
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, do dia 1º até ontem, houve 237 confirmações de Covid-19, sendo 230 leves ou moderados e sete graves. Já no mesmo período de 2023 foram registrados 260 casos, sendo 256 leves e quatro graves. Isso representa uma queda de 8,8% no número de registros.
“Hoje temos 28 pacientes internados na rede municipal, estadual e privada. Desse total, 98% são casos leves”, declarou o secretário de Saúde, Jhony Bezerra.
No ano
Segundo a SES, o ano de 2023 teve 10.837 confirmações para Covid-19, sendo 10.375 leves ou moderados (95,7%) e 462 graves (4,3%). Em 2022, foram 237.025 casos, sendo 233.776 leves ou moderados (98,63%) e 3.249 (1,37%) graves.
Vacina em JP
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está disponibilizando o teste rápido para a detecção da Covid-19 nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A medida integra um conjunto de ações da gestão municipal para o controle do coronavírus.
Para ter acesso ao teste rápido da Covid-19 nas USFs, a população deve obedecer alguns critérios específicos, a exemplo de estar no período de três a sete dias com sintomas gripais ou ainda ter mantido algum contato com pessoas que testaram positivo para a doença. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi, caso o indivíduo apresente algum sintoma, é importante realizar o teste, paralelamente à vacinação, visando prevenir a disseminação da Covid-19.
“Orientamos a quem tiver com sintomas gripais entre três e sete dias ou ainda os que mantiveram algum contato com alguém que testou positivo para Covid-19, procurem imediatamente uma das unidades de saúde da família, das 13h às 16h, e façam o teste para detecção da doença”, orientou Alinne.
Nas unidades de saúde da família, o atendimento ao público para a realização da testagem é de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h.
No momento da testagem para detecção da Covid-19, é preciso apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência em João Pessoa.
O resultado do teste é apresentado em um tempo médio de 15 minutos e os casos positivos terão os encaminhamentos feitos pelo médico da unidade para o devido tratamento.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 09 de janeiro de 2024.