“Doar sangue não engorda e nem emagrece. Não vicia e te faz bem. Não afina e nem engrossa o teu sangue. É saudável e cura alguém”. Com esses versos, cantados pelo coral Solidariedade e Luz, do Hemocentro da Paraíba, foi aberta a solenidade que homenageou os doadores de sangue de 2023. O evento aconteceu na manhã de ontem, no auditório do Hemocentro, e contou com a presença de coordenadores das unidades estaduais e representantes da imprensa paraibana que foram homenageados, tanto pela doação, quanto pelas ações de solidariedade destinadas ao órgão. A Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, através da diretora-presidente, Naná Garcez, também foi homenageada.
A diretora-geral do Hemocentro em João Pessoa, Shirlene Gadelha, considerou o momento como um agradecimento à população e celebrou o aumento de 3,2% nas doações de sangue. “É gratificante ver esse resultado. O trabalho dos parceiro doadores é forte como sempre, especialmente, com os setores da imprensa, que levam para a sociedade a informação, a divulgação do nosso trabalho. Isso tem feito com que o Hemocentro seja cada vez mais reconhecido na sociedade. Que cada um seja um multiplicador no seu ambiente de trabalho, na sua rua, na sua família para que possa trazer cada vez mais pessoas aqui e manter nossos estoques de sangue”, disse Shirlene.
Naná Garcez, diretora-presidente da EPC, lembrou que a empresa tem participado de forma muito ativa dessas doações. “Durante a pandemia, por exemplo, nós fizemos uma mobilização interna e vários colaboradores vieram fazer doações. É uma questão de solidariedade, de cidadania, de reconhecimento da importância de doar sangue e de colaborar com o Hemocentro”, afirmou Naná Garcez, lembrando que as ações da EPC vão além das doações de sangue de seus colaboradores. “Nós colocamos, periodicamente, todas as campanhas da área de saúde na capa do Jornal A União. Temos feito um trabalho grande na divulgação, muita cobertura jornalística e estimulado as pessoas que trabalham lá na EPC a fazerem suas doações. Não só a cobertura e a divulgação da campanha, mas a efetiva participação por parte dos colaboradores”, finalizou.
O coordenador da ONG Doe Sangue PB, Thiago Gonçalo, celebrou a organização por ser uma das pioneiras a usar as mídias sociais para incentivar a doação de sangue. “Começamos a disseminar as informações quando havia muita ignorância sobre o tema. As pessoas não sabiam da importância da doação de sangue e hoje podemos atestar o potencial das redes sociais que salvam vidas”, disse Thiago, afirmando que a ONG possui mais de 100 colaboradores fixos cadastrados. Já a jornalista Tereza Madalena, considerada madrinha do Hemocentro, se disse honrada com a solenidade. “Me sinto pequena diante da grandeza desse trabalho árduo. Sangue é vida!”
Participaram da homenagem jornalistas das TV’s Cabo Branco, Correio, Arapuan e Tambaú; além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF); do Comando Geral da Polícia Militar; do Lacen – PB; da Unimed-JP; da Empasa Centrais Elétricas e FCK Engenharia.
Seja doador
Para realizar uma doação ao Hemocentro é preciso dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; não fumar também duas horas; pesar mais de 51 quilos; não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. A unidade do Hemocentro em João Pessoa, fica localizada na Avenida D. Pedro II, no 1548 - Bairro – Jaguaribe.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de dezembro de 2023.