Notícias

Papai Noel

Motorista de aplicativo encanta passageiros

publicado: 14/12/2023 12h54, última modificação: 14/12/2023 12h54
papai-noel-uber--foto-roberto-guedes.jpg

Cláudio José faz o personagem há sete anos, mas agora conseguiu patrocínio para doar brinquedos às crianças que utilizarem o transporte - Foto: Roberto Guedes

por Sara Gomes*

Se você for utilizar o transporte por aplicativo este mês, na Grande João Pessoa, é possível que o motorista seja o Papai Noel. De dentro do carro, o Papai Noel tem sido visto circulando pela capital paraibana, encantando adultos e crianças. A novidade deste ano é que o bom velhinho conseguiu patrocínio para doação de brinquedos às crianças que utilizarem o transporte. Neste final de semana, o motorista de aplicativo pretende se caracterizar de Papai Noel e passear pelo Busto de Tamandaré e Parque da Lagoa para transmitir a mensagem de Natal.

A rotina de trabalho de Cláudio José, 60 anos, caracterizado de Papai Noel, começa no início da tarde, hábito que criou há sete anos, quando um amigo o indicou para ser o Papai Noel para uma empresa de animação infantil. “Eu pensei que seria uma ação voluntária, mas recebi por este serviço. Eu só fiz balançar a mão e dizer Feliz Natal, mas não queria passar a mensagem do Natal superficialmente”, relembrou.

Ele ficou tão comovido com a reação das crianças que, no ano seguinte, decidiu se fantasiar de Papai Noel, enquanto fazia viagens por aplicativos. “Queria transmitir a verdadeira mensagem do Natal. Muitas crianças não sabiam que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro. Elas associavam o Natal como uma data para ganhar presente. Eu tento resgatar nas pessoas o espírito natalino. O Papai Noel é apenas um mensageiro”, revelou.

Cláudio se vestia de Papai Noel a partir do dia 10 de dezembro, mas este ano começou a se caracterizar no primeiro dia do mês, já que conseguiu o patrocínio da loja DS Auto Peças, em João Pessoa. “A receptividade das pessoas é tão grande que decidi começar a caracterização de Papai Noel no início do mês”, disse.

Os pais de Cláudio valorizavam muito o Natal, por isso, ele procura transmitir essa mensagem de amor às pessoas. “Natal sempre teve muito significado para mim. A gente montava a árvore de Natal em família, trocava presentes, mas nunca tive o privilégio de estar com Papai Noel, então, considero importante propagar o espírito de solidariedade e amor ao próximo”, concluiu.

Pablo Viana, 35 anos, solicitou a viagem por aplicativo em Bayeux para se deslocar até o bairro Ernani Sátiro, quando abriu a porta teve uma grata surpresa. “Achei a iniciativa muito criativa pois torna o dia mais leve. É muito bom reviver o espírito natalino. Não tenho filhos, mas tenho certeza que essa experiência vai marcar a infância da garotada”, contou.

O estudante Dário Eustáquio, 25 anos, que mora em Salvador (BA), veio visitar os amigos em João Pessoa e achou a iniciativa interessante para resgatar o espírito natalino. “Como diria o sociólogo Zigmunt Bauman, as relações humanas têm se tornado superficiais, então, essa iniciativa nos leva a reflexão. O menino Jesus é o símbolo do Natal e o Papai Noel é quem nos une. Eu sempre gostei muito do Natal, de viver esta festividade em família”, declarou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de dezembro de 2023.