Amanhã

Hemocentro reforça corrente do bem e homenageia doadores

publicado: 13/06/2023 15h16, última modificação: 13/06/2023 15h16
doação de sangue [EP].JPG

Para contribuir com estoque do Hemocentro, EPC entra na campanha e reúne servidores para doação - Foto: Evandro Pereira

por Lucilene Meireles*

Doar sangue é uma atitude essencial para garantir os estoques do Hemocentro que vão abastecer os hospitais. No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, o Hemocentro realiza uma homenagem a quem, com sua solidariedade, ajuda a salvar vidas. Será a partir das 8h30 e também será reforçada a importância de doar. Atualmente, o estoque de todos os tipos sanguíneos está em baixa, especialmente os negativos. Para contribuir com a campanha, que é permanente, a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), está reunindo servidores que vão doar sangue na quinta e sexta-feira, se unindo a essa corrente do bem.

A Paraíba tem mais de 600 mil doadores cadastrados, dos quais 45,79% no Hemocentro Coordenador de João Pessoa, totalizando 274.782 cadastros. Destes, no entanto, apenas 91.980 doaram ao menos uma vez nos últimos cinco anos. Este ano, de primeiro de janeiro a 31 de maio, foram apenas 17.656 doações efetivadas. Para manter o estoque abastecido, o ideal seria entre 180 e 200 por dia.

De acordo com o Hemocentro, a queda no número de doações tem relação com o período em que se aproxima o inverno e aumentam os casos de doenças respiratórias. Além disso, coincide com o período de festas juninas e de férias, o que faz com que os bancos de sangue enfrentem sérios problemas em seus estoques.

Com o tema ‘Junho Vermelho - A Solidariedade nos Conecta. Doe Sangue’, o Hemocentro da Paraíba comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue com uma programação voltada para agradecer aos doadores. “O Junho Vermelho é uma campanha de incentivo à doação de sangue nesta época que já sinaliza a queda do número de doações. Sangue não é fabricado, não é encontrado em loja ou farmácias. Para conseguir o sangue é preciso ter doadores que, com seu gesto solidário, estende o braço para doar. Afinal, quanto vale uma vida? Vale sorrisos e abraços de quem precisou de sangue e está com a família porque contou com a solidariedade de você, doador. Se você ainda não é doador, deixo o convite para vir doar. Se você é doador, nossa gratidão”, declarou a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.

A Hemorrede da Paraíba é composta do Hemocentro Coordenador de João Pessoa, do Hemocentro Regional de Campina Grande e dos Hemonúcleos de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Piancó e Itaporanga. Em todos eles é realizada coleta de sangue. Na capital e em Campina Grande, o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 13h. Nos Hemonúcleos, o atendimento é das 7h às 12h, de segunda a sexta. Em João Pessoa, além da coleta de sangue são realizados os exames de sorologia e imunohematologia.

Critérios para doar sangue

• Estar saudável;
• Apresentar documento oficial e original com foto;
• Estar bem alimentado;
• Pesar acima de 50 kg;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Primeira doação deve ser até os 60 anos;
• Quem tem menos de 18 anos deve estar acompanhado do representante legal (pai ou mãe).

Impedimentos temporários

• Gripe: aguardar sete dias após a cura
• Gravidez: três meses após o parto normal e 6 meses após o parto cesariano
• Amamentação: lactante não doa (exceto 12 meses após o parto)
• Tatuagem ou piercing: após 12 meses
• Procedimentos endoscópicos: após seis meses
• Vacina da gripe: Aguardar 48 horas após a imunização
• Vacina da Covid: Aguardar sete dias se tiver sido
imunizado com Pfizer

Intervalo

• Homens podem doar sangue a cada dois meses, até
quatro vezes por ano
• Mulheres podem doar sangue a cada três meses, até
três vezes por ano.

*Fonte: Hemocentro da Paraíba

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de junho de 2023.