Novembro Azul

Hospital oferecerá mil testes PSA

publicado: 06/11/2023 10h38, última modificação: 06/11/2023 10h39
Ação realizada no Napoleão Laureano faz parte da campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata
Antônio Carlos-Paciente_F. Evandro (2).jpg

Exame PSA é utilizado para rastrear o câncer de próstata e é realizado através do sangue do paciente - Foto: Evandro Pereira

por Sara Gomes*

Até o final do mês, o Hospital Napoleão Laureano estará realizando mil testes gratuitos do “Antígeno Específico da Próstata”, conhecido como PSA. A ação é alusiva ao “Novembro Azul”, mês de conscientização e combate ao câncer de próstata.

A campanha é destinada a homens a partir de 45 anos que residem na Paraíba. Os interessados que desejem fazer o PSA (exame de sangue utilizado para rastreamento do câncer de próstata), devem ligar para o número (83) 3015-6296 para realizar o agendamento, nos dias de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Os pacientes agendados serão encaminhados pelo setor até a equipe de enfermagem do ambulatório, que realizará a coleta de sangue do paciente e se responsabilizará por entregar as coletas ao laboratório do Laureno (Medlab). O resultado dos exames de PSA será disponibilizado através de um link, para que os pacientes tenham acesso de forma rápida e eficaz.

Os interessados em fazer o PSA no Hospital Napoleão Laureano devem ligar para o telefone (83) 3015-6296 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30

O diretor-clínico do Hospital Napoleão Laureano, o urologista Fábio Martinez, informa que a meta é realizar cerca de 30 testes por dia até o final de novembro, podendo se estender até o mês de dezembro, caso os mil exames PSA não sejam realizados dentro desse mês.

“Durante todo o Novembro Azul estaremos promovendo esses exames de sangue, de forma gratuita, pois são essenciais na detecção do câncer de próstata nos homens. Sabemos que a prevenção é o melhor remédio para a cura de qualquer doença. A campanha também tem o objetivo de incentivar o público masculino a se cuidar”, ressaltou o urologista.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: Dificuldade de urinar, perda de peso, aumento da próstata, diminuição do jato de urina, dor e sangue na urina.

Mais de 16 mil homens perderam a vida em virtude do câncer de próstata no Brasil em 2021, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ano passado, 287 homens foram diagnosticados com a doença no Hospital Napoleão Laureano, este ano 177 homens iniciaram tratamento.

Preconceito é barreira para o diagnóstico

A gerente assistencial do Hospital Napoleão Laureano, Genaine Fernandes, enfatiza que o grande obstáculo para o diagnóstico de câncer de próstata é a ausência de uma cultura preventiva em relação a doenças.

“De maneira geral o homem não gosta de ir ao médico, nem fazer exames de rotina. As pessoas, principalmente no Nordeste, não têm uma cultura preventiva. O preconceito desencadeado pelo machismo em torno do exame toque retal atrapalha muito o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Precisamos modificar essa cultura”, declarou Genaine.

Ela ressalta, ainda, a importância do diagnóstico precoce, pois aumenta as chances de cura. “Quando diagnosticado no estágio inicial, as chances de cura são altas. O tratamento se torna tranquilo pois este câncer, geralmente, não é tão agressivo”, afirmou.

Mesmo que o paciente não apresente nenhum sintoma, Genaine Fernandes explica que se o PSA constar alterado, o médico vai fazer o diagnóstico com o toque retal. “Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Ela é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal. Mas se o homem tem histórico familiar de câncer de próstata deve começar a prevenção cada vez mais cedo”, orientou.

Natural de Patos, Antônio Carlos Guedes, 61 anos, faz tratamento no Hospital Napoleão Laureano há quatro anos. Ele descobriu a doença quando fazia tratamento de hemorroída. Ele fez quimioterapia e radioterapia, antes de fazer a cirurgia da próstata. “Eu fiz a cirurgia há alguns dias e já estou perto de receber alta. Estou muito feliz porque se tudo der certo vou me curar”, disse.

Ele agradece a equipe multiprofissional do Napoleão Laureano pelo apoio e acolhimento durante todo o tratamento. “Fui muito bem tratado, o acolhimento e força da equipe durante todo o tratamento me fez querer vencer a doença”, agradeceu.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 04 de novembro de 2023.