Notícias

Parque Parahyba 4

Inauguração prevista para janeiro

publicado: 20/12/2023 08h49, última modificação: 20/12/2023 14h42
Segundo a Suplan, o espaço de lazer tem mais de 43 mil m2 e conta com pista de corrida, “playground” e quadras
Parque Pariyba 4 f-Ortilo Antônio  (97).jpg

Obra, que teve início em setembro de 2022, está em fase de acabamento, com a realização de pinturas e retoques. A previsão de entrega é entre o dia 30 de janeiro e a primeira semana de fevereiro - Foto: Ortilo Antônio

por Iluska Cavalcante*

A arte tem sido a marca registrada da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) no trabalho realizado no Parque Linear Parahyba 4, no Bessa. Os mais de 43 mil m² de espaço de lazer - com academia, pista de cooper, playground, quadras, entre outros espaços, receberam investimento de cerca de R$ 10 milhões e será inaugurado para a população de João Pessoa no fim de janeiro.

De acordo com a superintendente da Suplan, Simone Jordão, o grande diferencial do novo parque são as pinturas anamórficas e “instagramáveis”, que levam arte e diversão de forma acessível para todos. “São aquelas pinturas onde você sente o movimento como se estivesse dentro da gravura. Para se ter uma ideia, no Nordeste somos precursores. Existe o museu das ilusões, em Miami, em Las Vegas, mas tudo isso você paga para entrar, enquanto aqui é um parque, uma galeria de arte a céu aberto, para quem quiser tirar suas fotos e brincar um pouco”, comentou.

A obra, que teve início em setembro de 2022, está em fase de acabamento, com pinturas e retoques com previsão de entrega entre o dia 30 de janeiro e a primeira semana de fevereiro. O processo de construção ocorreu ouvindo a população que mora ao redor do parque e sabendo as suas necessidades. Entre os diferenciais do espaço de lazer está a pista de cooper, algo solicitado pelos moradores da região.

“A gente inovou, fez um diferencial em relação aos outros, que têm ciclofaixa. Mas, aqui a gente trabalhou de acordo com a demanda das pessoas, que pediram uma pista exclusiva para cooper, e foi uma novidade”, explicou Simone.

A doméstica Maria Musa, de 60 anos, já começou a utilizar o local para passear com o cachorrinho de estimação Toby. Ela contou que planeja iniciar as caminhadas e exercícios no local, logo após a inauguração . “Está ficando lindo, é a segunda vez que venho e pretendo continuar vindo, principalmente quando estiver tudo pronto”, disse.
Além disso, a acessibilidade para Pessoas Com Deficiência (PCD) também faz parte do diferencial do projeto. As crianças que com deficiência física conseguem se divertir com segurança no parquinho adaptado no local.

Arte é um dos diferenciais das obras realizadas pelo Estado 

Simone Jordão-f-Ortilo Antonio (2).jpg
Segundo Simone Jordão, superintendente da Suplan, o trabalho artístico dá ao público a sensação de exclusividade - Foto: Ortilo Antônio

Segundo Simone Jordão, não é de hoje que a arte tem feito parte das obras construídas pela Suplan na Paraíba. Essa “brincadeira” começou quando o estilo do artista Piet Mondrian serviu de inspiração para as obras das escolas estaduais. “Começamos com isso nas escolas. E esse processo foi desenvolvido nos estádios e em todos os tipos de obra. Para se ter uma ideia, até o presídio de Gurinhém terá isso, porque ali está sendo feita a ressocialização deles. Chegam visitas de familiares, então essa é a importância da pintura”.

Para Simone, a arte mostra o sentimento de cada construção feita pelo Governo do Estado, além de levar essa cultura para toda a população, independente de espaço geográfico ou mesmo classe social. “A arte dá aquele sentimento às pessoas de que aquilo é uma coisa exclusiva. Quando a gente pegou esse Parque aqui a gente viu que podia brincar um pouco com isso e fazer com que essa inclusão fosse ainda mais forte”.

A superintendente conta, ainda, que as inspirações para a arte que é expandida na Paraíba vem de todo o mundo. “Acho que vem da vivência da gente, no que a gente viaja, no que a gente vê na internet. Então, são ideias que a gente vai criando. Eu gosto muito de arte”, frisou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de dezembro de 2023.