Notícias

Lançamento

Plataforma traz dados turísticos

publicado: 20/12/2023 08h41, última modificação: 20/12/2023 08h41
Painel Genius, apresentado pela PBTur, revela salto de 184,4% no fluxo de passageiros do aeroporto João Suassuna
Ferdinando Lucena-Pres, Turismo da PBTUR da Paraiba_F. Evandro  (4).JPG

Inicialmente, o Painel de Inteligência de Dados vai dispor de informações como fluxo de passageiros, ocupação hoteleira e mercado de trabalho - Foto: Evandro Pereira

por Julio Silva*

A Empresa Paraibana de Turismo (PBtur) lançou, na manhã de ontem, o Genius - Painel de Inteligência de Dados Turísticos. A ferramenta vai permitir um diagnóstico mais preciso do turismo paraibano e auxiliar o Governo do Estado a planejar ações e investimentos.

Um dos dados disponíveis na plataforma é o Boletim Mensal de indicadores turísticos do mês de outubro deste ano. O documento revela o aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos da Paraíba, principalmente no João Suassuna (Campina Grande), que registrou 27.837 passageiros no período, 184,4% a mais em relação ao mesmo mês do ano anterior.

De acordo com os dados do Genius, os dados da Junta Comercial também são positivos. Em 2022, o saldo de empregos com carteira assinada no comércio foi de 4.600. Até novembro de 2023, esse número aumentou para 6.000 empregos. Além disso, em 2023, o número de empregos em restaurantes permaneceu positivo, com um saldo de 723, e o setor de transportes contabilizou 607 empregos.

Ferdinando Lucena-Pres, Turismo da PBTUR da Paraiba_F. Evandro  (1).jpg
Foto: Evandro Pereira
A plataforma nasceu exatamente para poder auxiliar, subsidiar o mercado turístico, empresários, gestão pública, empreendedores, investidores, para que as informações sobre o setor sejam disponibilizadas para todos
 - Ferdinando Lucena

“A plataforma nasceu exatamente para poder auxiliar, subsidiar o mercado turístico, empresários, gestão pública, empreendedores, investidores, para que as informações sobre o setor sejam disponibilizadas para todos. Isso vai balizar investimentos, novas ações e vai nos auxiliar para que os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado possam ter resultados mais assertivos. Isso faz parte de um projeto importante, uma mudança de estratégia que nós estamos tendo para ampliar cada vez mais as informações importantes do setor, inclusive para a elaboração de projetos e, principalmente, do planejamento das ações do Governo do Estado para o setor turístico”, explicou o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena.

Os dados estão disponíveis publicamente, podendo ser acessados pelo portal da ferramenta: www.genius.pbtur.pb.gov.br.

Ferramenta ajudará na definição de ações

No primeiro momento, serão disponibilizados dados como fluxo de passageiros, ocupação hoteleira, além do mercado de trabalho e os recursos públicos investivos no setor. Ferdinando Lucena avalia que a iniciativa pode ter um resultado imediato no setor turístico do Estado. “O impacto é extremamente importante porque nós estamos utilizando tecnologia, inovação para melhorar cada vez mais a competitividade da Paraíba, o turismo da Paraíba. Então, a inteligência de mercado é algo que nós estamos implantando na PBTur para que o mercado e a gestão pública possam cada vez mais estarem associados, trabalhando em prol do desenvolvimento econômico, social e turístico da Paraíba”, disse.

Com o lançamento do painel, Ferdinando avalia que o Estado entra de vez na rota dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. “Já temos outros instrumentos, outras plataformas espalhadas pelo país. A Paraíba entra nessa rota e hoje tem uma das plataformas mais importantes, que conta com o apoio do Sebrae, da Aena (empresa que administra os aeroportos Castro Pinto, em Bayeux, e João Suassuna, em Campina Grande), da Universidade Federal da Paraíba, da Rede Brasileira de Observatórios, da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). Ou seja, é uma plataforma de todos.”

Diferencial

O secretário-executivo de Turismo do Estado, Delano Tavares, afirmou que a ferramenta será um grande diferencial no trabalho de planejamento das ações da pasta. Ele também fez um breve balanço sobre os resultados do setor neste ano, destacando o aumento na promoção da Paraíba em outros estados e países.

“Na área específica da promoção, neste ano, a gente teve um aumento de mais de 70% no investimento em relação aos anos anteriores. Pela primeira vez nós participamos de duas feiras internacionais - a feira da Argentina, a maior da América Latina, com o stand próprio, fazendo a promoção, e o reflexo a gente já começa a ver nessa alta temporada, como nunca visto na rede hoteleira da Paraíba, com 70% da sua ocupação linear”, explicou Delano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de dezembro de 2023.