O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou três alertas para os municípios de todas as da Paraíba, a respeito de chuvas e ventos intensos. Ao todo, foram divulgados dois alertas laranjas e um amarelo.
O primeiro alerta laranja prevê chuvas e ventos intensos para 54 municípios e é válido até amanhã. Já o segundo alerta laranja tem validade até hoje diz respeito a 34 cidades, maioria localizada no Litoral da Paraíba, incluindo João Pessoa. Nessa categoria, as chuvas podem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
Riscos
Os dois alertas envolvem risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta amarelo é de potencial perigo, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) para 76 municípos. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Recomendações
- Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Defesa Civil:
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal de João Pessoa, coronel Kelson Chaves, os locais de mais riscos na capital estarão em monitoramento durante o período em que o alerta durar. No entanto, é necessário que a população tome alguns cuidados preventivos. “A Defesa Civil está em estado de prontidão, monitorando os eventos previstos e prestando orientações que possam orientar a população. Vamos prestar suporte necessário para aqueles que forem alcançados pelo que se apresenta. Importante não correr riscos desnecessários, a prudência recomenda que fiquemos na segurança dos nossos lares. Ao sinal de anormalidade acione a Defesa Civil”, disse.
Contatos:
- Defesa Civil de João Pessoa (Telefone 199) ou WhatsApp (83) 98831-6885
- Corpo de Bombeiros (telefone 193).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de dezembro de 2023.