O verão chega hoje à Paraíba com dois alertas de chuvas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válidos até o fim da manhã. Por outro lado, especialistas avaliam que a estação será marcada pelo aumento da radiação solar, com temperatura média acima dos 30ºC.
Um dos alertas é de nível amarelo, oferecendo perigo de chuvas para 82 municípios do Estado, maioria localizada no Litoral da Paraíba. Entre as cidades estão: João Pessoa, Cabedelo, Baía da Traição e Rio Tinto. As precipitações devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta de nível laranja oferece perigo de chuvas e ventos intensos para sete municípios do interior da Paraíba. São eles: Água Branca, Imaculada, Monteiro, Olho d’Água, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê. As chuvas devem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Dias quentes
A bióloga Stefanie Sales explicou que os dias serão mais quentes, longos e úmidos nesse período do ano. Segundo ela, a localização geográfica de João Pessoa, próxima à linha do Equador, contribui para a atenuação das variações sazonais, o que faz com que a mudança de estação não seja tão percebida, como em outros locais.
“Nas áreas equatoriais, como João Pessoa, a incidência solar é relativamente constante ao longo do ano, resultando em temperaturas mais quentes e dias mais longos. Essa proximidade com a linha do Equador e esses outros fatores explicam o fato de não percebemos tantas alterações quando mudam as estações”, comentou a bióloga.
Mais radiação
Ainda de acordo com a especialista, com a chegada do verão, haverá um aumento na radiação solar, resultando em dias mais longos e temperaturas mais elevadas, ultrapassando a média dos 30°C. Além disso, a umidade relativa do ar pode aumentar, contribuindo para a sensação térmica.
“Os ventos, geralmente sopram do oceano para a terra, influenciando na regularidade das chuvas, caracterizando esse período também por dias chuvosos. Notamos nessa época a vegetação mais verdinha”, ressaltou.
Saiba Mais
Recomendações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 22 de dezembro de 2023.