FIM DO MISTÉRIO

Jovens são encontrados decapitados

publicado: 10/07/2024 09h25, última modificação: 10/07/2024 09h25
Corpos de Renan e Wendel são localizados em Bayeux; moradores do Jardim Veneza fizeram protesto na BR-101
1 | 2
Policiais militares estiveram no local e conseguiram controlar a manifestação | Fotos: Leonardo Ariel
2 | 2
Familiares dos rapazes não participaram do protesto realizado por moradores do Jardim Veneza; rodovia ficou interditada
2024.07111111.jpg
2024.07sasasa.jpg

Chegou ao fim a procura pelos dois jovens que estavam desaparecidos desde a última quinta-feira (4). Na manhã de ontem, com a ajuda da cadela Thalia, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, os corpos de Renan Douglas, de 16 anos, e Wendel de Caldas, de 24 anos, foram encontrados decapitados, com as mãos amarradas e enterrados em uma cova rasa, próximo a um riacho, um sobre o outro, no bairro Rio do Meio, em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Segundo a polícia, os corpos apresentavam marcas de tiros. Ainda no local, foi encontrado um facão, que pode ter sido usado para decapitar as vítimas.

O delegado Diego Garcia, de Homicídios da capital, esteve no local e disse que, desde o desaparecimento, as polícias Civil e Militar estavam realizando diligências à procura dos jovens. Ele acrescentou que Renan e Wendel podem ter sido mortos por residirem em uma região dominada por uma facção criminosa rival daquela que domina o local onde eles estavam.

De acordo com as informações, como os jovens foram vistos pela última vez naquela região de Bayeux, a polícia começou a investigar o local, onde foram feitas três escavações e, na quarta, já a margem do riacho, os corpos foram encontrados. A presença de urubus na área facilitou a localização.

Logo após a localização dos corpos de Renan e Wendel, moradores do Bairro Jardim Veneza, onde os jovens residiam, resolveram fazer novo protesto interditando um trecho da BR-101, queimando pneus, com pedras grandes, inclusive barreiras de concreto. Os pais dos jovens não participaram da manifestação e disseram, após os corpos serem encontrados, que iriam tratar do sepultamento.

Esse foi o segundo protesto, no mesmo local, por causa do desaparecimento dos jovens. Ontem, após diálogo com os manifestantes, a Polícia Militar, sob o comando do tenente-coronel Otávio Ferreira, pôs fim ao protesto. Um quilométrico congestionamento se formou na rodovia federal, sendo que o trânsito somente foi normalizado por volta das 14h30. Como aconteceu no primeiro dia, policiais militares foram chamados ao local e conseguiram liberar as duas vias da rodovia federal.

O desaparecimento

Renan e Wendel desapareceram na última quinta-feira (4) após saírem de uma sucata em Bayeux, onde foram comprar materiais recicláveis, principalmente paletes. Há cerca de um mês, eles resolveram investir nesse empreendimento. Os pais de um dos jovens, de início, foram contra.

A mãe de Renan disse que ele saiu de casa após pegar R$ 200 emprestados para comprar material na sucata. Os corpos dos dois jovens foram levados para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol), em João Pessoa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de julho de 2024.