Tutores de cães e gatos já podem reservar a data. No próximo dia 27 de setembro acontece o Dia D da vacinação antirrábica, em todo o país, com postos montados em diversos bairros de João Pessoa. A campanha segue até o dia 30, mas a mobilização nacional terá foco especial no sábado (27), quando milhares de animais devem ser imunizados de forma gratuita.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), a ação pretende proteger a população contra uma das doenças mais graves e letais, a raiva, que pode afetar tanto animais quanto seres humanos.
De acordo com o médico veterinário Igor Máximo, chefe de captura e vacinação do Cvaz, a expectativa é ultrapassar a marca do ano anterior, que chegou a 90 mil animais vacinados, atingindo a meta de 80% dos cães e gatos da cidade. “Neste ano, pretendemos ultrapassar os 95 mil animais imunizados. Além do Dia D, nós continuaremos vacinando ao longo do ano e participando de ações itinerantes. A vacina não tem contraindicação, mas pedimos que os tutores evitem levá-los se estiverem doentes, em tratamento ou em recuperação de cirurgias, porque a dose é muito forte e baixa a imunidade. Também recomendamos atenção especial a cadelas prenhas, por causa do estresse das filas”, explicou Igor.
A diretora do Centro de Zoonoses, Pollyana Dantas, destacou a importância da mobilização nacional e informou que a estrutura montada vai atender toda a cidade. “No município de João Pessoa vamos disponibilizar 160 postos itinerantes, espalhados por todos os bairros, para facilitar o acesso da população. É fundamental que os tutores compareçam levando o cartão de vacinação do pet, mas quem não tiver o documento também poderá vacinar e receberá o comprovante. Animais saudáveis, a partir de três meses de vida, devem ser vacinados todos os anos”, ressaltou.
De acordo com ela, além dos pontos fixos e da ação no Dia D, a vacinação também pode ser agendada por protetores, Organizações Não Governamentais (ONGs) e cuidadores com muitos animais. “O nosso objetivo é que nenhum cão ou gato fique sem a proteção”, finalizou.
A importância da vacinação
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que atinge mamíferos, inclusive os seres humanos, e causa uma inflamação no sistema nervoso central, podendo levar à morte em quase 100% dos casos. A transmissão acontece por meio de mordidas, arranhões ou saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada ou mucosas.
Na Paraíba, o último caso de raiva humana transmitida por cães foi registrado em 1999, nos municípios de Queimadas e João Pessoa. Já os casos mais recentes ocorreram em 2015 e 2020, quando felinos e raposas transmitiram variantes oriundas de morcegos e canídeos silvestres.
Centro de Zoonoses
Quem não puder participar no Dia D, basta procurar o Centro de Zoonoses e imunizar seu pet. A vacina é aplicada no local durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Cvaz está localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários. O telefone de contato é (83) 3214-0357.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de setembro de 2025.