A sétima edição da Rota Cultural Raízes do Brejo inicia a sua programação na cidade de Lagoa de Dentro, na próxima quinta-feira (16), com o lema “Um caminho de identidade, cultura e emoção”. O festival itinerante, realizado pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano (FTSBP) e lançado em Guarabira, no fim do mês passado, percorrerá 10 municípios da região, sendo considerado um evento de grande importância para a valorização do turismo e da cultura paraibana.
Conhecida pela Lagoa Francisco Soares e pelas atividades de turismo religioso, Lagoa de Dentro fica a 100 km de João Pessoa. “São 10 municípios que fazem parte [da rota], e a gente tem essa responsabilidade de realizar uma abertura à altura, para recepcionar visitantes de todas as cidades”, declarou o prefeito de Lagoa de Dentro, Camaf Douglas Moreira, sobre a expectativa para a inauguração do circuito, que seguirá no município até o próximo domingo (19).
Durante os dias do festival — que contarão com muito forró, tradição e atividades de valorização da cultura nordestina —, a expectativa é que cerca de 10 mil pessoas visitem a cidade. “É um público advindo de municípios, vizinhos, circunvizinhos e de estados próximos também. O Raízes do Brejo é um evento consolidado, conta com uma grande participação de turistas, por isso temos a melhor expectativa, em termos de público”, comentou o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Turismo de Lagoa de Dentro, Elias Júnior.
A população lagoense de dentro, que soma cerca de 7.800 pessoas, está ativamente envolvida nos preparativos da festividade. “É uma característica da gestão ouvir a população. Então nós escutamos, eles deram dicas sobre a programação cultural e nós agregamos na agenda”, pontuou o secretário. De acordo com o prefeito, os comerciantes locais, proprietários de pousadas, produtores rurais e profissionais que trabalham nas áreas de gastronomia e artesanato poderão apresentar, na ocasião, as belezas e potencialidades que a cidade possui.
Conforme explicou Elias Júnior, a grade de atrações foi, de fato, pensada e trabalhada para o público. “Vamos entregar segurança e qualidade em todos os aspectos da programação, incluindo as oficinas, as trilhas e os shows musicais. Convido todos a participarem”, finalizou.
Atividades variadas prometem destacar os potenciais locais
- O público do festival poderá conferir a cavalgada Raminho Vaqueiro e uma apresentação do grupo De Bem com a Vida, entre outros atrativos | Fotos: Divulgação/Prefeitura de Lagoa de Dentro
Com uma agenda diversificada, que vai desde apresentações culturais até uma cavalgada, Lagoa de Dentro estará em evidência na região, durante esta semana, quando seus visitantes poderão conhecer produtos de grande importância.
A abertura oficial da Rota Cultural Raízes do Brejo está prevista para começar às 19h30 da quinta-feira (16), na orla da Lagoa Francisco Soares. A maioria das atividades da agenda, a propósito, ocorrerá nesse ponto turístico do município, de acordo com o prefeito Camaf Douglas Moreira.
Na sexta-feira (17), as ações começam cedo. Às 8h, o público participante poderá conhecer os atrativos do turismo de aventura oferecido na região, com a realização de uma trilha ecológica e o plantio de mudas. Já à tarde, será promovida uma oficina de circo. Durante a noite, a partir das 22h, a banda União Forrozeira, a dupla cearense Cláudio Ney e Juliana e o cantor Gerson Thor animarão a festa.
Para começar o fim de semana, às 8h do sábado (18), acontecerá uma oficina de fotografia com o tema “Nossas Raízes, Nossas Belezas”. O destaque do fim da tarde ficará por conta dos idosos do grupo De Bem com a Vida, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), gerido pela Secretaria de Assistência Social do município. A feira multicultural de artesanato e gastronomia, por sua vez, abrirá às 19h, na orla da Lagoa. Em seguida, estão programados os shows musicais do cantor Pedro Carpelli e de Gilzin Pressão, o Rei do Piseiro.
O último dia da rota em Lagoa de Dentro será marcado pela tradicional cavalgada Raminho Vaqueiro, com início às 8h do domingo (19). A agenda terá seu encerramento no período da tarde, com a Festa das Crianças do município.
Economia
A Rota Cultural Raízes do Brejo pretende movimentar a economia da região, ressaltando a cultura, a história e as riquezas de cada localidade participante, mediante atividades envolvendo música, teatro, dança, artesanato, gastronomia, ecologia e religião.
De 16 de outubro a 28 de dezembro, o festival percorrerá 10 municípios. A edição deste ano conta com o apoio e o patrocínio do Governo da Paraíba, do Banco do Nordeste (BNB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB).
Na avaliação do presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, “a Rota Cultural Raízes do Brejo é um exemplo de como o turismo cultural pode transformar realidades, movimentando a economia local, atraindo visitantes e valorizando as tradições que formam nossa identidade. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para consolidar esse projeto e promover a Paraíba como um destino diverso, autêntico e acolhedor”.
Fé, gastronomia e artesanato expõem tradições e costumes
Quem estiver de passagem por Lagoa de Dentro durante o circuito itinerante, pode aproveitar a estadia para conhecer atrativos locais, como a Igreja de São Sebastião, localizada no Centro da cidade. A procissão de São Sebastião está intimamente ligada com a história do município, que era, antigamente, ponto de parada de viajantes e comerciantes que vinham de Guarabira. Antônio Fernandes, que já residia na localidade, fez a doação de um lote de terras para a construção de uma capela em homenagem ao santo. Atualmente, o evento religioso integra a Festa de São Sebastião, que acontece todos os anos, em janeiro.
Já para aqueles que apreciam o contato com o meio ambiente, Lagoa de Dentro dispõe de trilhas ecológicas, com percursos que proporcionam aos visitantes conferir as belezas naturais da região, bem como seus aspectos históricos. A culinária também é um atributo de destaque da cidade, com comidas regionais e doces artesanais, que podem ser encontrados em estabelecimentos como a Doceria Dona Lili.
Além disso, como forma de incentivar o turismo e a geração de renda das famílias locais, foi criada a Feirart, feira na qual as pessoas comercializam obras de arte, artesanato e plantas, além de poder assistir a performances musicais. A Casa da Cultura é outro ponto importante, onde os turistas podem conhecer mais detalhes sobre as origens do município, por meio de exposições permanentes que representam a memória da cidade.
Programação
Confira o calendário e a lista completa dos municípios que fazem parte da Rota Cultural Raízes do Brejo de 2025:
- Lagoa de Dentro: de 16 a 19 de outubro;
- Alagoinha: de 24 a 26 de outubro;
- Serra da Raiz: de 7 a 9 de novembro;
- Dona Inês: de 14 a 16 de novembro;
- Juarez Távora: de 21 a 23 de novembro;
- Guarabira: de 28 a 30 de novembro;
- Pirpirituba: de 5 a 7 de dezembro;
- Belém: de 12 a 14 de dezembro;
- Duas Estradas: de 19 a 21 de dezembro;
- Pilõezinhos: de 26 a 28 de dezembro.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de Outubro de 2025.