SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Lista atualizada tem quatro cidades da PB

publicado: 27/09/2024 08h44, última modificação: 27/09/2024 08h44
AS VACA DESISTE DE TOMAR ÁGUA LAMACENTA-(ORTILO0(16).JPG

Com reconhecimento do MIDR, prefeituras ficam aptas a solicitar recursos do Governo Federal | Foto: Ortilo Antônio/Arquivo A União

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, ontem, a situação de emergência em 41 municípios afetados por desastres. Distribuídos em 15 unidades da Federação, esses locais estão enfrentando problemas relacionados a estiagem, seca e incêndios florestais. Na Paraíba, os municípios de Picuí, São José da Lagoa Tapada, São Vicente do Seridó e Sumé estão passando por um período de estiagem.

A partir do reconhecimento do MIDR, todas as prefeituras ficam aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. A aprovação é publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio de portaria, com o valor a ser liberado.

Água
Entraram na lista do ministério os municípios de Picuí, São José da Lagoa Tapada, São Vicente do Seridó e Sumé, que estão passando por estiagem

Além dos paraibanos, constam, na lista dos que também enfrentam estiagem, os municípios de Jaramataia, Minador do Negrão, Piranhas e Traipu, em Alagoas; Caapiranga, Canutama, Ipixuna, Maraã, Novo Aripuanã e Urucurituba, no Amazonas; Igaporã, Marcionílio Souza e Poções, na Bahia; Caridade e Quixadá, no Ceará; Jacareacanga, no Pará; Iretama, Nova Tebas e Xambrê, no Paraná; Bom Jardim, Cachoeirinha, Ouricuri, Santa Filomena, São José do Belmonte e Tabira, em Pernambuco; Frutuoso Gomes, no Rio Grande do Norte; Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste, em Rondônia; Indiana, em São Paulo; e Carira, em Sergipe.

A cidade de Prata, em Minas Gerais, registrou seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem. Já em relação aos incêndios florestais, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência os seguintes municípios: São José do Rio Claro, no Mato Grosso; Ourilândia do Norte, no Pará; Valentim Gentil, em São Paulo; e Mateiros, Pequizeiro e Talismã, em Tocantins.

Até o momento, o Brasil registra 1.460 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, dos quais 403 por estiagem, 146 por incêndios florestais e 270 por seca.

Capacitações

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira a lista completa dos cursos no link https://acesse.one/hZ2xt.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de setembro.