costa das falésias

Litoral Sul ganha roteiro turístico

publicado: 30/09/2024 08h52, última modificação: 30/09/2024 08h52
Projeto elaborado pelo Sebrae-PB e pelo FORTSCF foi apresentado, nesta semana, a profissionais do segmento
Mirante Castelo da Princesa.jpg

O Mirante Castelo da Princesa e a Aldeia Vitória estão entre as atrações da rota, que passa por três municípios da região |

por Teresa Duarte*

Envolvendo os municípios de Conde, Pitimbu e Caaporã, a Costa das Falésias, no Litoral Sul da Paraíba, é um território de belezas naturais, famoso não somente pelas praias deslumbrantes, mas também pela excelente gastronomia. Trata-se de uma bela faixa litorânea, onde a fartura de frutos do mar atrai a atenção de turistas que buscam degustar pratos apetitosos em bares, restaurantes e pousadas, além de apreciar produtos diversificados da cultura regional. E foram esses diferenciais que inspiraram o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB) a inaugurar uma nova atração turística, o Roteiro Integrado Costa das Falésias.

A iniciativa, apresentada entre as últimas quarta (25) e quinta-feira (26), foi formatada por Danylo Aguiar, consultor do Sebrae-PB, e desenvolvida em parceria com o Fórum Regional de Turismo Sustentável Costa das Falésias (FORTSCF), cujo objetivo é impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável local, explorando os potenciais turísticos da região como uma oportunidade para a geração de renda.

Fomento
Integrando potenciais das cidades de Conde, Pitimbu e Caaporã, iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento sustentável local

Durante os dois dias de imersão nesta semana, guias de turismo de diversas agências de receptivo puderam conhecer os vários atrativos do novo roteiro, que proporcionou muitas vivências autênticas, passando por comunidades indígenas e quilombolas, patrimônios históricos, peças de artesanato e restaurantes rurais, além de manifestações culturais que revelam um pouco das raízes dos povos tradicionais dessas terras.

De acordo com Danylo Aguiar, a intenção do lançamento do roteiro junto às agências de receptivo foi fazer com que os profissionais do segmento de turismo conferissem, in loco, os produtos existentes na Costa das Falésias, para que possam promover e comercializar a novidade junto aos seus públicos.

“Nós fizemos um roteiro chamado de Raízes da Cultura, porque ele passa por aldeia indígena, comunidades quilombolas, entre outros lugares. Ou seja, estamos proporcionando ao turista vivenciar a cultura local por meio da dança, do artesanato e da gastronomia, além das belezas naturais, já que a proximidade da faixa de praia com a Zona Rural possibilita ao visitante desfrutar experiências culturais únicas, mergulhando nas tradições e na história dessa região turística”, enfatiza o consultor do Sebrae-PB.

O Roteiro Integrado Costa das Falésias é um passeio por belezas naturais e culturas tradicionais

Fórum articula entidades públicas e privadas

Os guias de turismo que participaram da imersão desta semana pelo Roteiro Integrado Costa das Falésias visitaram pontos como Aldeia Vitória, Shopping Rural Doces Tambaba, Restaurante Casa de Taipa, Museu Quilombola e Coco de Roda Novo Quilombo, Praia Bela, Barra do Graú, Engenho Baraúna, Chácara Cozinha de Roça, Vila Histórica de Taquara e Memorial Mestra Zefinha, além do projeto Mulheres Negras do Campo e os mirantes Castelo da Princesa e de Carapibus. A programação foi encerrada com a contemplação do belo pôr do sol em Pontinha.

Composto por 60 empreendimentos de segmentos variados, além de representantes de instituições governamentais e particulares, o FORTSCF dispõe de 12 pousadas associadas na cidade de Conde e sete em Pitimbu, além de camping, hotel e até resort. Durante a apresentação do roteiro, as equipes de visitantes foram divididas para se hospedar na Vila Lua Bela, na Pousada dos Cânticos e na Pousada Vitória.

Marília Cruz, presidente do FORTSCF, conta que a entidade tem atuado, há um ano, para inaugurar o projeto, em uma colaboração entre o Poder Público e a iniciativa privada. “O nosso trabalho é fazer uma articulação para poder discutir, entre diversos atores, a necessidade de promover práticas que possam trazer aspectos de melhoria ambiental e social, que também possam gerar renda e movimentar a economia da região, sempre valorizando a cultura local e olhando para toda a dinâmica econômica que há nos municípios”, pontua.

Segundo o gerente da agência Sebrae Sul, em João Pessoa, Claudio Soares, o FORTSCF surgiu para construir políticas de governança pública que visem à melhoria do turismo no Litoral Sul, onde o Sebrae-PB já havia realizado um trabalho de constituição das rotas turísticas locais. Ele frisa que o Fórum seguirá se articulando com autoridades governamentais e instituições parceiras para implementar novas ações que potencializem e desenvolvam economicamente a Costa das Falésias.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de setembro.