parque do povo

Lotação preocupa PM de Campina

publicado: 11/06/2024 09h03, última modificação: 11/06/2024 09h03
No último sábado (8), epicentro dos festejos juninos da cidade foi invadido após atingir capacidade máxima
2024.06.10 Polícia Militar se preocupa com superlotação do Parque do Povo, em Campina Grande - Entrada que foi alvo de invasão no último sábado © Julio Cezar Peres (11).jpg

Muitas das oito mil pessoas barradas do local furaram o bloqueio policial, iniciando um tumulto | Fotos: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

Invasão e tumulto marcaram o fim de semana do São João em Campina Grande. No último sábado (8), enquanto o cantor Nattan se apresentava para um público de mais de 73 mil pessoas, muitos dos cerca de oito mil forrozeiros barrados do lado de fora do Parque do Povo, cujos portões haviam sido fechados por questões de segurança, furaram o bloqueio feito pela Tropa de Choque da Polícia Militar e invadiram o local.

De acordo com o coronel Gilberto, comandante de Policiamento Regional Metropolitano, o Parque do Povo comporta somente 18% da população campinense. “O que aconteceu é que vieram 80 mil pessoas para um local que só suporta 73.500. Até essa quantidade, foi permitido o acesso; já os outros tentaram, de todo modo, forçar as entradas”, explicou o coronel, acusando a Prefeitura de Campina Grande de tentar se eximir de sua responsabilidade sobre o episódio. Em nota divulgada no último domingo (9), a gestão municipal afirmou que “a organização da festa precisa cobrar esclarecimentos e definir ajustes nos procedimentos de todos os que têm responsabilidade com o sucesso do evento e no conforto e bem-estar do público”.

"É hora de lançarem-se aos bons modos e políticas públicas. Não estamos pedindo elogios, mas dói ser criticado injustamente"
- Coronel Gilberto

“A Polícia Militar defende o seu soldado, que vem trabalhando muito dignamente para ser alvo de irresponsáveis que querem se livrar da obrigação e atribuí-la ao nosso policial, quando, na verdade, o problema é estrutural. É hora de lançarem-se aos bons modos e políticas públicas executivas”, destacou o comandante, acrescentando: “Não estamos pedindo elogios, mas dói ser criticado injustamente”.

Ainda segundo o coronel Gilberto, os festejos juninos de Bananeiras, no Brejo paraibano, poderiam servir de exemplo para a gestão da festa na Rainha da Borborema. “Eles tinham um São João pequeno, com trios de forró, e resolveram massificar o evento. Mas notaram que o aporte era pequeno para tanta gente e construíram uma área secundária, na parte alta da cidade, de forma plana e retangular, onde a segurança pública tem visão panorâmica de todo o público. E é um espaço que comporta três vezes a população do município de Bananeiras”, avaliou.

Prefeitura vai se reunir com o MPPB

A empresa Arte Produções, responsável pela organização do São João de Campina Grande, decidiu não comentar o assunto. Já a prefeitura da cidade relatou, na nota publicada sobre o episódio, ter solicitado uma reunião de emergência com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) “para discutir o procedimento de todos os atores de segurança envolvidos na festa”.

“O tema da segurança é delicado e foi pauta de diversas reuniões, mediadas pelo MPPB, com todos os órgãos, instituições e entidades ligadas direta ou indiretamente ao evento, semanas antes do início da edição d’O Maior São João do Mundo 2024”, pontuou a prefeitura, complementando que “planos de ação conjunta foram estabelecidos para atuação das forças de segurança, em caso de fechamento de portões”. O encontro emergencial está previsto para ocorrer na próxima quarta-feira (12), mas ainda não foram divulgados local nem horário.

Para a Polícia Militar de Campina Grande, que se prepara para receber outras duas grandes atrações de renome nacional no próximo fim de semana – a dupla Henrique & Juliano e Ivete Sangalo –, pode haver novos problemas no Parque do Povo se não for feito, com antecedência, o planejamento de segurança necessário.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de maio de 2024.