na paraíba

Mais de mil salas mantêm vacinação

publicado: 25/07/2023 09h03, última modificação: 25/07/2023 09h03
SES lembra que os serviços de imunização prosseguem com todo os tipos de imunizantes do calendário nacional
Vacinaç;ão Foto Kleide Teixeira Secom JP.jpg

A vacina Bivalente contra Covid-19, que atingiu só 15,5% de cobertura do público-alvo, precisa chegar à meta de 90% - Foto: Kleide Teixeira/Secom-JP

A Paraíba prossegue vacinando a população contra várias doenças. São mais de mil salas de vacina em pleno funcionamento em todo o estado. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que enfatiza o sistema público de saúde está abastecido com todas as vacinas.

A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, ressaltou a garantia à população do serviço de vacinação. “Aqueles que precisam atualizar o cartão de vacina, seja com as doses da rotina ou com as doses contra Covid-19, devem procurar os postos de sua cidade nos horários convencionais, de segunda a sexta-feira. A Paraíba está abastecida com todas as vacinas e o momento do Dia D, realizado no sábado, foi apenas uma ampliação desse acesso que existe diariamente em todos os 223 municípios”, afirma.

Balanço

Durante o sexto Dia D de vacinação de 2023 em todo o Estado foram disponibilizadas doses contra Covid-19 e também as vacinas oferecidas na rotina para crianças, adolescentes e adultos. Neste dia de mobilização foram aplicadas 42.824 doses. A vacina Bivalente contra Covid-19, oferecida como reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos e público prioritário a partir de 12, contemplou 10.998 pessoas.

Renata Nóbrega aponta que o Dia D é planejado estrategicamente para acontecer no final de semana, e investe no funcionamento das salas de vacinação e na abertura de postos externos nesta data específica, para facilitar o acesso da população às doses. De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, a tática tem funcionado para atrair a população que não pode comparecer aos postos durante a semana.

“Temos tido bons resultados em todos os Dias D. No último sábado foram 208 municípios que participaram ativamente e a sociedade tem aproveitado esse momento para ficar imunizada. Foram oferecidas vacinas que protegem contra poliomielite, tétano, sarampo, previnem contra HPV e, claro, a vacina contra Covid-19, além de todas as outras previstas no nosso calendário. Lembramos que a vacina bivalente precisa ter seu alcance ampliado, pois só atingiu 15,5% do público-alvo, enquanto a meta é 90%”.

João Pessoa oferta vacinas, hoje, em diversos locais

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue vacinando todos os públicos hoje. A SMS continua ofertando todas as doses disponíveis contra Covid-19 e influenza, além de disponibilizar todas as vacinas que integram o calendário de rotina para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As Unidades de Saúde da Família (USFs) seguirão vacinando todos os públicos sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. As USFs estão com todos os imunizantes disponíveis.

As unidades Alto do Céu 2, Roger 3, Cruz das Armas 4 e Jardim Planalto são exceções e não estão participando da imunização. As policlínicas municipais e o Centro Municipal de Imunização estão abastecidos com todos os imunizantes, ofertando as doses das vacinas nos dias úteis, das 8h às 16h.

O Shopping Sul, nos Bancários, e o Home Center Ferreira Costa, na BR-230, são pontos de vacinação que disponibilizam todas as vacinas em horário diferenciado. Os dois locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h.

As vacinas contra influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima dos seis meses de idade. Já a vacina Bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de quatro meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que todas as doses disponíveis contra Covid-19 ou Influenza podem ser administradas simultaneamente com qualquer outro imunizante que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação

Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacinação, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra influenza e demais imunizantes de rotina, é importante levar o cartão de vacinação, Cartão SUS e um documento oficial.

Vacinação domiciliar

A vacinação em domicílio é voltada a pessoas acamadas e restritas ao leito. Para acesso ao serviço, é necessário fazer um agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de julho de 2023.