incentivo

Paraíba terá 600 telescópios nas escolas

publicado: 24/07/2023 09h45, última modificação: 24/07/2023 09h45
Iniciativa será possível devido a uma ação das Secretarias de Ciência e Tecnologia e Administração Penitenciária da Paraíba
WhatsApp Image 2023-07-21 at 14.50.13 (1).jpeg

Estudantes participaram do projeto “Observação em Itacoatiara”. Equipamentos que são produzidos no projeto “Esperança no Espaço” serão destinados para escolas da rede pública - Foto: Seap/PB

A Secretaria de Ciência e Tecnologia em ação com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) vão construir 600 telescópios para serem distribuídos nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A informação foi confirmada pelo secretário João Alves, a partir de uma determinação do governador João Azevêdo. O projeto de ressocialização Esperança no Espaço (telescópios feitos por reeducandos da cadeia de Esperança) é uma referência na área.

O Termo de Cooperação Técnica já foi firmado pelas duas secretarias e a relação do material e o plano de trabalho já foram entregues. “Esse projeto tem um alcance social muito grande e mais do que social, um alcance educacional. As crianças e os jovens estão conhecendo um pouco mais sobre astronomia e os planetas. Uma coisa é você ver no papel. A outra é observar através desses potentes telescópios”, pontou o gestor da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

A população de Ingá, distante 105 km de João Pessoa, vai ganhar quatro telescópios fabricados por reeducandos da cadeia de Esperança. Dezenas de estudantes de escolas municipais e estaduais de Ingá comemoraram quando ouviram a boa notícia, através do secretário da Administração Penitenciária, João Alves e do prefeito Robério Burity, durante evento realizado no sítio de arte rupestre da Itacoatiara.

O secretário João Alves esteve acompanhado do gerente da Ressocialização, João Rosas, do diretor da Egepen-PB, Mazukyevicz Ramon, do assessor de gabinete Rodrigo Nóbrega e do diretor da cadeia de Esperança, Lindemberg Lima, idealizador do projeto Esperança no Espaço.

De acordo com o prefeito de Ingá, Robério Burity, com os quatro telescópios a serem doados pela Seap, os jovens serão despertados a conhecer lições de astronomia e astros. O secretário municipal de Cultura, Tiago Garcia, ao ser informado sobre o projeto Esperança no Espaço, tomou a iniciativa de convidar a Seap para realizar a observação dos astros em Itacoatiara, através de alguns telescópios. “Isto vai proporcionar uma vez ao mês esse evento, engrandecendo nosso principal ponto turístico não só ingaense mas da América Latina e do Mundo”, disse.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 22 de julho de 2023.