O Sansão, mascote da Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, está em Campina Grande, para participar dos 40 anos do Maior São João do Mundo. A intervenção artística faz parte das comemorações do aniversário de 60 anos de criação da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros. Ele foi montado em cima do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), deitado e segurando uma sanfona, reverenciando os festejos juninos da cidade.
O mascote erguido tem 11,5 metros de altura e 60 quilos e permanecerá no local até o dia 3 de julho. A Paraíba é o primeiro estado do Nordeste a receber a iniciativa. “Nossa ideia com a essa ação é levar a todos essa força que a Mônica sempre teve, o empoderamento feminino que ela demonstrou desde 1963, quando aparece na primeira tirinha dando uma coelhada no Cebolinha, e sendo protagonista da turma. Queremos que isso seja passado para as mulheres e também ao grande público. Por isso a gente tinha que levar essa força dela para o Brasil inteiro, espalhar essa mensagem de boas práticas, de fraternidade e amor que sempre esteve presente nas histórias dela”, disse o filho caçula do Mauricio de Sousa, Marcelo de Sousa.
A ação “Coelhadas Gigantes” faz parte da série de ativações e intervenções artísticas promovidas pela Mauricio de Sousa Produções, e na Paraíba é uma promoção do Governo do Estado, em parceria com o Imagineland, evento que une cultura pop, conteúdo e criadores, e será realizado em julho, em João Pessoa; e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). “Meu pai estará presente e trará muitas novidades. Quem sabe ele não dá a notícia da vinda da Mônica também para cá”, disse.
O diretor da empresa, Rodrigo de Paiva, destacou que a ideia de levar para Campina a história e a marca da Mônica já vem sendo estudada há alguns anos. “Há muito tempo a gente namora a oportunidade de também estar presente nesse São João, que é tão relevante para a região. Agora chegou o momento e estamos muito felizes por essa comemoração dos 60 anos da Mônica, que não faz mais parte só do Mauricio de Sousa, como ele mesmo fala. O artista deve ir onde o povo está, e aqui estamos com um dos personagens ícone dessa história, se fazendo presente no São João de Campina Grande”, afirmou.
O Sansão e equipe da Mauricio de Sousa foram recepcionados pelo vice-governador, Lucas Ribeiro, ao som de um trio de forró pé de serra, tocando o ritmo nordestino, que foi dançado por uma quadrilha. Além disso, um bolo cenográfico com a inscrição dos 60 anos da Mônica foi apresentado.
“É mais uma oportunidade que estamos aproveitando para colocar o nosso Estado na rota do turismo, na rota de eventos para que as pessoas estejam nos visitando. Em julho teremos em João Pessoa o evento internacional Imagineland e será mais uma ocasião que a Paraíba terá para receber um grande público”, disse a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de junho de 2023.