Notícias

R$ 100 MIL

Milagre Sertão ganha prêmio em TV

publicado: 21/08/2024 08h51, última modificação: 21/08/2024 08h51
Contemplada no programa Domingão com Huck, da Rede Globo, ONG investirá na comunidade Serrote Baixo
Divulgacao Milagr Sertão.jpeg

Doações, implantação de cisternas e oferta de cursos, além de atendimento médico e odontológico, são algumas das ações do projeto | Foto: Divulgação/Milagre do Sertão

por Sara Gomes*

A organização não governamental (ONG) Milagre Sertão, que presta assistência a famílias carentes em regiões semiáridas, terá a oportunidade de ampliar as suas ações com o prêmio de R$ 100 mil, recebido durante o quadro “The Wall”, do programa televisivo Domingão com Huck, da Rede Globo, no último domingo (18). O montante vai beneficiar as quase 400 pessoas que vivem na comunidade Serrote Baixo, localizada no município de Algodão de Jandaíra, no Curimataú paraibano.

Ação
Montante vai beneficiar as quase 400 pessoas que vivem na comunidade, localizada no município de Algodão de Jandaíra, no Curimataú paraibano

No local, a ONG desenvolve várias iniciativas voltadas ao desenvolvimento da população. Entre elas, estão cursos de empreendedorismo — como os de corte e costura, de confeitaria e de barbearia, que visam criar oportunidades de geração de renda — e melhorias de infraestrutura — como a construção de fossas agroecológicas e a instalação de sistemas de fornecimento e tratamento de água. Na parte assistencial, o projeto oferece atendimento odontológico, psicológico e assessoria jurídica.

O presidente da ONG, Rodrigo Bittencourt, destacou a visibilidade que o projeto adquiriu depois de ter sido apresentado em rede nacional. “Chegar à casa de milhões de brasileiros e comunicar o nosso projeto foi uma experiência inesquecível. Ter sido agraciado com o prêmio vai nos possibilitar fazer diversas iniciativas na comunidade e impulsionar o desenvolvimento local, promovendo a autonomia e a qualidade de vida destas pessoas”, disse.

Sustentabilidade

Criado em 2013, com o intuito de atender famílias desassistidas do interior paraibano, o Projeto Milagre Sertão promove soluções sustentáveis contra os efeitos da seca, por meio do empoderamento das famílias que vivem nesses lugares. A implantação de cisternas e a realização de cursos de capacitação para aproveitar melhor os recursos naturais, além de doações de alimentos, roupas, brinquedos e produtos de necessidades básicas, atendimento médico e odontológico e recreação são algumas das ações do projeto nas comunidades atendidas.

“Antes, fazíamos ações itinerantes em diversas cidades. Com o tempo, passamos a desenvolver projetos sustentáveis de longo prazo, focando em uma comunidade por vez”, explicou Rodrigo. Realizado por voluntários de diversas áreas, o projeto já atendeu mais de 20 cidades e mais de cinco mil pessoas. “Além de assistência social, é gratificante levar esperança a pessoas que moram em áreas de difícil acesso e são, muitas vezes, esquecidas pela sociedade”, frisou.

Mais informações no site https://milagresertao.org, pelo telefone (83) 3021-9891 ou pelos perfis @milagresertao e @lojinhadomilagre, no Instagram.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa no dia 21 de agosto de 2024.