imprudência

Motos lideram acidentes em Campina Grande

publicado: 04/01/2024 09h22, última modificação: 04/01/2024 09h22
Dados da STTP apontam que, do total de 1.302 sinistros registrados no ano passado, 944 envolveram motocicletas
Acidentes CG 3 Foto Valdívia Costa.jpg

Atropelamentos de pedestres representam 9,29% dos casos de acidentes registrados e a falta de atenção foi responsável por 561 ocorrências - Foto: Valdívia Costa

por Giovannia Brito*

Campina Grande registrou 1.302 acidentes nas suas ruas e avenidas durante o ano de 2023. A falta de atenção por um dos envolvidos foi responsável por 561 acidentes, conforme os dados do Núcleo de Estudos de Acidentes (Neat), orgão da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP). Já o desrespeito à sinalização ocasionou 251 acidentes. Outros 149 ocorreram por conta da velocidade acima do permitido na via.

O Neat destacou ainda que, do total de acidentes, 944 motos estiveram envolvidas nos acidentes. Em 576 deles, tinham carros incluídos. Com motonetas foram 88.

O mês de junho foi o de maior número de acidentes, ao todo com 140, período em que se realiza o Maior São João do Mundo, com 31 noites de festa no Parque do Povo, além de eventos nos distritos de Galante e São José da Mata, e em locais privados, como casas de shows, bares e restaurantes. Em segundo lugar ficou o mês de janeiro, com 120 acidentes. O terceiro mês com mais registro foi agosto, com 117.

As avenidas que mais registraram acidentes foram a Almirante Barroso, Francisco Lopes, Floriano Peixoto e Assis Chateaubriand.

Acidentes CG 2 Foto Valdívia Costa.jpg
Foto: Valdívia Costa

Conforme informações do Neat, a maior parte dos ocorridos, ou seja, 36,41% foi registrada no período da tarde. Já à noite, as autoridades verificaram 29,72% do total. Pela manhã foram 29,11%. A coordenadora do Neat Vanessa Albuquerque revelou que o monitoramento semanal faz uma análise sistemática mostrando os horários e dias em que mais acontecem os acidentes. “Esses acidentes ocorrem com mais frequência nos finais de semana, iniciando já na sexta, com a maioria registrada nos períodos da tarde e noite, o que sugere uma mistura de álcool e direção. Outro fato importante é que verificamos muitos acidentes nas manhãs da segunda-feira, um indício da chegada dessa população flutuante”, frisou.

Pelos dados do Neat, os principais tipos de acidentes foram: colisão transversal, com 25,58%; queda de moto, com 22,6%; colisão lateral com 17,97%; colisão traseira, com outros 11,06%; e atropelamento com 9,29%. Esses números são de primeiro de janeiro a o último dia 20 de dezembro, e podem aumentar, visto que ainda não foram ainda contabilizados os sinistros ocorridos nos últimos 10 dias do mês, quando é registrado uma maior movimentação no trânsito em decorrência das pessoas saírem de casa para as compras das festas de fim de ano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 04 de janeiro de 2024.