Notícias

dia de eleição

Movimento pode ser até 40% maior

publicado: 04/10/2024 08h46, última modificação: 04/10/2024 08h46
Passagens gratuitas para quem vai votar em outra cidade do estado já podem ser emitidas a partir de hoje
DSC_1152.JPG

Viagens só podem acontecer para dentro do estado da Paraíba e apenas nos percursos realizados no domingo; é preciso apresentar documento com foto e título de eleitor | Foto: João Pedrosa

por Marcelo Lima*

O movimento de passageiros no Terminal Rodoviário Severino Camelo deve ser até 40% maior, neste fim de semana de eleições, em comparação com a circulação dos fins de semana comuns. A previsão é do gerente-executivo de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagens da Paraíba (DER-PB), Fleming Cabral.

Os eleitores paraibanos que viajarem no domingo poderão ser beneficiados pela lei no 13.119/2024, que oferece gratuidade da passagem, no dia das eleições. As viagens gratuitas só poderão ser para dentro do estado da Paraíba e apenas nos percursos realizados nesse dia, de acordo com Fleming. “Os interessados têm de apresentar um documento com fotografia e o título de eleitor, porque a passagem vai ser específica para a cidade onde o eleitor vota”, ratificou.

As emissões das passagens gratuitas já começam a partir de hoje. O eleitor também poderá solicitar a passagem de volta no seu domicílio eleitoral ou no terminal mais próximo. O benefício valerá, ainda, para um eventual segundo turno das eleições.

 Destinos

Segundo o gerente-executivo, a intensificação do movimento no terminal da capital paraibana começou desde ontem. “Com base em experiências anteriores, sempre tem um aumento considerável”, disse ele. “Nas eleições de 2022, o índice ficou próximo de 40%. Mas não creio que o movimento seja maior, nesta eleição”, acrescentou.

   Saindo de João Pessoa, os principais destinos dos passageiros são Campina Grande, Patos e Guarabira. “Apenas uma das empresas que operam linhas para o Sertão já está com 18 horários extras”, exemplificou. Para fora do estado, não há aumento considerável.

O comportamento de compra do viajante também varia conforme a distância que ele percorrerá. “Nas viagens mais curtas, as pessoas compram as passagens quando o dia de embarque está mais próximo. Nas longas, compram com antecedência”, comentou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de outubro de 2024.