Quem gosta de história e pretende conhecer um pouco mais sobre a da Paraíba poderá, a partir da próxima segunda-feira (13), visitar o Museu de História Natural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), quando o espaço será reaberto para visitação. Fundado em 2010 e fechado desde janeiro, o museu passou por um processo de reestruturação e retoma o funcionamento com a exposição de diversos materiais arqueológicos. A reserva técnica do museu conta com mais de 35 mil peças e nas duas salas de exposição há cerca de 500 objetos expostos.
De acordo com o coordenador Juvandi de Souza, arqueólogo, paleontólogo e que também está à frente do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (Labap) da UEPB, o museu abriga urnas funerárias, ossos humanos, louças, materiais líticos, ou seja, rochas e minerais que foram os primeiros materiais usados pelo homem de diversas formas e para várias finalidades como elaboração de instrumentos de caça, confecção de símbolos religiosos a exemplo de estátuas e ícones.
No local também há materiais paleontológicos, entre eles, fósseis de animais da megafauna gigante da região. Além destes, há ainda materiais geológicos, que são os minerais e rochas da Paraíba, conforme explicou o pesquisador.
“O museu foi criado com o intuito de ser o guardião dos materiais arqueológicos, paleontológicos, geológicos, faunísticos e florísticos da Paraíba. Nasceu da necessidade de o estado ter um local de pesquisas para as ciências naturais e afins”, disse Juvandi de Souza. Atualmente, o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB e o grupo Paraíba de Espeleologia são os braços de apoio do espaço.
O Museu de História Natural da UEPB fica em Campina Grande e está aberto ao público de segunda a quinta-feira, no turno da manhã. Funciona no antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand, no Parque do Açude Novo, no Centro. A entrada é gratuita. Escolas precisam fazer agendamento por meio do número (83) 99983-8198.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 9 de março de 2023.