Notícias

No 'Dia Mundial da Água', o alerta é contra desperdício

publicado: 22/03/2018 23h05, última modificação: 22/03/2018 23h26
5.jpg

Presidente da Aesa chamou atenção para a sustentabilidade ambiental e peça teatral abordou o uso da água - Foto: Evandro Pereira

tags: dia mundial da água , água , desperdício , alertas , contra o desperdício


José Alves

No 'Dia Mundial da Água', o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), João Fernandes, chamou a atenção da população para a sustentabilidade ambiental e para a preservação da fauna e da flora. As comemorações pela data (22 de março) aconteceram no Teatro de Arena do Espaço Cultural, com a participação de crianças de escolas públicas estaduais e municipais. O objetivo foi alertar as crianças e a população para que continuem preservando a água sem desperdício, afinal sem água não há vida.

O presidente da Aesa lembrou que desde a década de 1950, no século passado, se discute a questão da água, mas foi na Eco 92 que se consolidou essa consciência, tornando o 22 de março o 'Dia Mundial da Água'. João Fernandes enfatizou que a situação dos mananciais paraibanos ainda é difícil. Ele informou que o ano foi iniciado com os açudes paraibanos com apenas 10% da capacidade, mas graças a transposição das águas do São Francisco e com as chuvas caídas nos meses de janeiro e fevereiro, os mananciais estão atualmente com 15% da capacidade. "A Aesa monitora 126 açudes e todos estão com apenas 15% da capacidade, ou seja, com 500 milhões de metros cúbicos".

Com relação a transposição das águas do São Francisco, o presidente da Aesa disse que todos 13 municípios do Cariri e 19 do Compartimento da Borborema têm sido abastecidos desde abril do ano passado. Em todos esses municípios os mananciais saíram de menos de 12 milhões de metros cúbicos para 42 milhões de metros cúbicos. Tudo isso graças à transposição do São Francisco e a "ajuda de São Pedro" que fez chover nessas regiões. Atualmente, o Açude de Boqueirão está com 60 milhões de metros cúbicos, e é o manancial que mais tem água na Paraíba. "A região do Litoral está numa situação tranquila quanto a água, mas nós precisamos nos educar quanto ao uso com o objetivo de preservar e zelar nossos recursos hídricos", alertou João Fernandes.

Para o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado, Geraldo Moreira de Menezes, o trabalho visa principalmente o tratamento da água para que ela seja consumida com o risco mínimo de doenças. "Estamos participando da programação mostrando a importância do tratamento com a água que necessita de cuidados especiais para chegar ao consumidor".

Participando da programação pelo 'Dia Mundial da Água' no Espaço Cultural, as estudantes Maria Fernanda e Ana Vitória, da Escola Brás Baracuí, afirmaram que a água é o bem mais precioso do mundo, porque sem ela não haveria sobrevivência. Para as estudantes, é necessário que a água seja sempre preservada. O evento contou com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Ambiental, da Sudema, Corpo de Bombeiros e Cagepa. Geraldo Menezes também fez um alerta sobre os casos de dengue, zika e chikungunya que estão diretamente relacionados à água. “Não podemos esquecer as doenças relacionadas ao Aedes aegypti, pois é na água parada que suas larvas se reproduzem. Se você mantém a água tratada e protegida, com certeza não haverá criadouros do mosquito”.

Durante as comemorações pelo 'Dia Mundial da Água', a Companhia Arretado Produções Artísticas encenou a peça educativa 'Água Mole em Pedra Dura, Tanto Bate Até que Fura', que provocou muitos risos no público que estava no Teatro de Arena, formado basicamente por crianças e adolescentes de escolas públicas do estado e município.