O Parque Linear das Três Ruas, nova estrutura construída na Rua Bancário Waldemar de Mesquita Acciolly, no bairro dos Bancários, será entregue amanhã pela Prefeitura de João Pessoa. Para celebrar a inauguração da obra — que tem 2 km de extensão linear e foi projetada para proporcionar espaços de convivência e de prática de esportes —, a gestão municipal promoverá no local, a partir das 6h, a 1a Virada Esportiva.
O evento prevê a realização de 12 horas ininterruptas de atividades de lazer e esportes para moradores de todas as idades, incluindo corrida de rua (com distância de 3 km); aulas e apresentações de dança; e partidas e competições de basquete, futmesa, vôlei de praia e skate, para atletas amadores e profissionais.
A programação da Virada Esportiva oferecerá uma oportunidade para a população conhecer os diferentes ambientes que compõem os 9,3 hectares do parque, como jardins, quadras esportivas, pista para caminhada, ciclovia, decks de madeira para contemplação da natureza e áreas de inclusão adaptadas para pessoas com necessidades especiais, além de bancos, calçada, estacionamento e bicicletário.
Tráfego
Com um investimento de pouco mais de R$ 13 milhões, o projeto também visa aprimorar a mobilidade urbana da região, com uma rotatória e um binário de pistas asfaltadas e duplicadas, em ambos os sentidos. Outro destaque da obra é a conexão com a Ponte das Três Ruas, desenvolvida pelo Governo do Estado para ligar os Bancários à Cidade Universitária. Quando for concluída, essa conexão deverá facilitar o acesso local e contribuir para a melhoria do trânsito na área.
Árvores
A criação de novas áreas verdes também foi considerada na construção do Parque Linear das Três Ruas. Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam-JP), o projeto Replante vem promovendo o replantio de 500 mudas de árvores nativas nos espaços da nova obra.
De acordo com a Diretoria de Controle Ambiental (DCA) da Semam-JP, 517 árvores já são monitoradas na área das Três Ruas, entre plantas de pequeno, médio e grande portes. Para as adequações do parque, segundo a secretaria, foi preciso retirar 18 árvores do local, mas, com a iniciativa do Replante, a região passará a apresentar um total de 985 plantas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de setembro de 2024.