Notícias

previsões

Novo ano será de grandes mudanças

publicado: 02/01/2025 09h20, última modificação: 02/01/2025 09h20
Segundo a astrologia e a numerologia, 2025 trará transformações profundas para as vidas pessoais e coletiva

por Carolina Oliveira*

O novo ano promete tempos de mudança e de expansão. Essa é a projeção que trazem a astrologia e a numerologia, oferecendo perspectivas sobre o que pode estar por vir em 2025.

"Podemos esperar acontecimentos grandiosos, muitas vezes, com repercussões nacionais ou até internacionais"
- Saulo Oliveira

Afinal, em meio às festas, aos compromissos e às promessas por mais organização e planejamento, outro tema que ganha espaço no pensamento coletivo, entre os dias finais de um ano e os primeiros do ciclo seguinte, é o das expectativas para o futuro. E, para algumas pessoas, a astrologia oferece referências de como essas dinâmicas sociais e individuais tomam lugar em suas vidas particulares, suas comunidades e na sociedade como um todo. Nesse contexto, um aspecto importante para compreender os eventos que podem acontecer ao longo de 2025 é o fato de que este ano tem regência do planeta Júpiter.

O astrólogo e tarólogo Saulo Oliveira explica que Júpiter é o planeta da “sorte, da abundância e da expansão”. Esses fatores indicam que “podemos esperar um ano com acontecimentos grandiosos, muitas vezes, com repercussões nacionais ou até internacionais”. Ele acrescenta que Júpiter rege o signo de Sagitário, ligado ao elemento do fogo: “A depender do mapa astral de cada pessoa, vamos ter mais ou menos impulsos para fazer acontecer aquilo que queremos, desejamos e sonhamos”.

De acordo com o astrólogo, esses movimentos de expansão devem manifestar-se não apenas no campo material, mas também em possibilidades de se ampliar a autoconsciência. Regido por Júpiter, o novo ano, conforme Saulo, “sugere a necessidade de planejar para agir, mas também para descansar quando for preciso. É importante priorizar viver ao máximo e com plenitude, mas com responsabilidade e autorrespeito”.

 A posição de Plutão

Outro aspecto relevante que a astrologia indica sobre 2025 refere-se ao comportamento de outro planeta, Plutão. “Temos planetas que se movem mais rápido em torno do Sol, como a Terra; já outros são mais lentos, como Plutão. Estes últimos são chamados de geracionais. Eles demoram tanto para se mover, que moldam toda uma geração”, define Saulo.

Sociedade
Senso de justiça e desafio a pensamentos tradicionalistas deverão marcar o período, em meio à discussão de temas como jornada de trabalho e reparação histórica

Relacionado astrologicamente a disputas de poder, transformações e mudanças de paradigma, Plutão passou, conforme o especialista, “cerca de 15 anos em Capricórnio e, agora, vai passar 20 anos em Aquário, o que também influenciará 2025 e os próximos anos”. Sobre o que representa essa nova posição, ele lembra: “A última vez que Plutão esteve em Aquário, que estimula o desafio aos pensamentos tradicionalistas e o senso de justiça e de coletividade, houve a Revolução Francesa. Não à toa, estamos discutindo novamente pautas como jornada de trabalho, acúmulo de riquezas, taxações e reparação histórica e social”.

Ciclo que começa hoje é regido por Júpiter, planeta da “sorte, da abundância e da expansão”, conforme astrólogo

 Zodíaco

E o que o novo ano reserva para os 12 signos do zodíaco? “Comentar sobre cada signo, neste momento, é, antes de tudo, falar de forma generalista”, diz Saulo Oliveira. Ele ressalta, contudo, que classificá-los de acordo com os quatro elementos naturais — fogo, terra, ar e água — permite uma abordagem analítica que contempla as diferentes configurações astrológicas individuais.

Assim, segundo o astrólogo, Áries, Leão e Sagitário, signos de fogo, “vão ter motivação de sobra para realizar o que quiserem, mas terão também a mesma potência para se perder nos próprios desejos. Serão importantes a organização da vida pessoal e o autocontrole”.  Já Touro, Virgem e Capricórnio, signos de terra, “devem aproveitar essa energia de impulsão, lançar-se mais e perder o medo de tentar coisas novas”.

Os signos de ar — Gêmeos, Libra e Aquário — “devem ter cuidado com idealizações em excesso e pouca prática; é um momento de reflexão, sim, mas que deve ser acompanhado de mais atitude”, nas palavras do especialista. Por último, para os signos de água — Câncer, Escorpião e Peixes —, segundo Saulo, “será importante a busca por autoavaliação. Geralmente, esses signos buscam equilibrar demandas pessoais e demandas alheias. Será preciso rever prioridades”.

Para os signos de fogo, será importante manter o autrocontrole; já os signos de água deverão rever prioridades

Números indicam propensão a fortes emoções

Sob a perspectiva da numerologia, como revela o numerólogo Thiago Rosa, o ano de 2025 é ligado ao número 9 (2+0+2+5), e, por isso, “pode haver mais movimentos de natureza emocional e espiritual” no período. O número relaciona-se às possibilidades de renovação, de acordo com o especialista: “Podemos nos despedir de sentimentos e emoções, renovar-nos interiormente; e podemos, igualmente, buscar o afastamento de circunstâncias e relações danosas, nos renovando também exteriormente”.

União
Ligado ao número 9, 2025 também deverá ser marcado por um impulso a valores humanitários e altruístas em favor do bem-estar coletivo

Os movimentos emocionais a serem vivenciados, como frisa Thiago, podem ser, de fato, amplos. “Pode haver uma ainda maior onda de depressão e de demonstrações visíveis ou públicas de raiva e ódio”, aponta. Considerando que 2025 será marcado por uma propensão a fortes emoções, o numerólogo aconselha: “Se possível, planeje aquelas férias sonhadas. Busque reconciliação nas relações interpessoais. Se sentir maior necessidade, procure, em amigos e atividades, uma rede de apoio, alguma coisa que possa fazer você se sentir melhor em momentos de dificuldade emocional”.

Na avaliação do especialista, o autocuidado deve ganhar protagonismo nesse cenário. “Assim como podemos cuidar diariamente da saúde, por meio do sono e da alimentação, também podemos estender esse cuidado à nossa sanidade, por meio do pensamento e da relação que temos com as pessoas”, detalha. Outro elemento numerológico de relevância para 2025, segundo Thiago, é que o número 9 vincula-se ao senso humanitário e altruísta, podendo, dessa forma, “ensinar e impulsionar as pessoas a agirem mais pelo bem-estar coletivo”, sensibilizadas diante de situações de emergência, violência e escassez.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 01 de janeiro de 2025.