Na manhã de hoje, a partir das 7h30, a Prefeitura de João Pessoa entregará o Novo Terminal de Passageiros do Parque Solon de Lucena (Lagoa) à população pessoense. A obra, que teve início em maio, vai beneficiar mais de 120 mil usuários diários, com mais conforto e segurança, numa iniciativa da parceria entre a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos e Passageiros (Sintur-JP). A entrega será às 7h30.
Os antigos abrigos deram lugar a estruturas com grandes cobertas interligadas entre as duas plataformas. A área coberta foi ampliada de 209 m² para 640 m². Foram instalados bancos em alvenaria, em quatro pontos distintos entre as plataformas de embarque e desembarque, totalizando 64 m lineares desse equipamento. Houve também a redistribuição estratégica de 67 linhas de ônibus, para tornar a operação do transporte público mais ágil e eficiente. Além disso, a malha asfáltica foi renovada, assim como a sinalização viária. Por fim, a comunicação visual trará mais orientações para as pessoas que visitam o local.
Conforme Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana, mesmo com as chuvas frequentes, nos últimos dias, o prazo inicial para a conclusão no novo terminal, que era de 60 dias, foi antecipado. “Depois de pouco mais de 30 dias, esse espaço já estará contribuindo para a melhoria na prestação dos serviços de transporte público”, disse.
Isaac Júnior, diretor-executivo do Sintur-JP, ressaltou a celeridade no processo, que amenizou os transtornos causados à população. “Tivemos o cuidado de ajustar a prestação do serviço aos passageiros, com a instalação de tendas para abrigá-los. Mas sabíamos que precisávamos concluir o quanto antes. As amplas cobertas serão aliadas na redução da exposição das pessoas ao sol e à chuva”, destacou.
Diariamente, uma média de 180 mil pessoas usam o transporte público em João Pessoa. Desse total, cerca de 120 mil circulam pela Lagoa, tendo em vista que, das 77 linhas de ônibus operacionais na cidade, 67 passam pelo local.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de julho de 2024.