João Pessoa

Reforma do aeroporto é entregue

publicado: 11/03/2024 08h39, última modificação: 11/03/2024 08h39
Ampliação de 11 mil metros quadrados de pátio de aeronaves vai aumentar em 80% a capacidade operacional
Aeroporto ganhou novas estruturas | Fotos: Ortilo Antônio
Ministro Sílvio Costa foi convidado e veio à Paraíba participar da solenidade
INAGURAÇÃO-DO-AEROPORTO-F-ORTILO-ANTÔNIO-(459).jpg
SILVIO-COSTA-FILHO-MINISTRO-F-ORTILO-ANTÔNIO-(49).jpg

por Emerson Cunha*

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e o governador João Azevêdo participaram, ontem, da solenidade de entrega das obras de reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Castro Pinto, em Santa Rita, que é administrado pela operadora aeroportuária espanhola Aena. A reforma, que custou cerca de R$ 160 milhões, ampliou em 11 mil metros quadrados o pátio de aeronaves, aumentou as salas de embarque e desembarque e garantiu um novo mix comercial no aeroporto. As mudanças expandiram em 80% a capacidade operacional do espaço, que agora pode atender 1.200 pessoas por hora.

O ministro Sílvio Costa Filho destacou a importância do equipamento no incremento turístico do estado e elogiou os investimentos que a Paraíba tem feito nas áreas de infraestrutura, turismo e estradas. “Hoje, João Pessoa é uma das cidades e, a Paraíba, um dos estados que mais cresce no Brasil proporcionalmente, com mais de 12 mil leitos em toda a região. Isso vai fazer com que cada vez tragamos mais turistas, mais negócio e mais lazer. Isso gera renda, gera emprego e gera economia. Estamos lutando ao lado do presidente Lula para que possam trazer ações investimentos para a qualidade de vida do povo da Paraíba”, defendeu o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho.

As obras estruturais realizadas pela Aena vão também ampliar em 60% a capacidade de voos simultâneos. Na reforma foi realizada a requalificação dos pátios, a renovação da iluminação nas pistas, a construção de duas áreas de escape protegidas nas duas cabeceiras, equipamento de auxílio na navegação.

O governador João Azevêdo destacou a importância da Aena nesse processo de parceria, que vem modificando as estruturas para voos na Paraíba. “Cuidar das portas de entrada de um estado tem sido um foco desse governo. É preciso fazer parcerias com empresas como a Aena, que verdadeiramente está transformando as portas de entrada dos nossos aeroportos em um ambiente adequado, propício, para receber qualquer voo. Queremos que esse crescimento continue em 2024, para ter mais turistas chegando à cidade e a gente poder oferecer uma estrutura diferenciada, além de estarmos trabalhando para viabilizar voos internacionais”, reforçou o governador da Paraíba João Azevêdo.

O aeroporto de João Pessoa é o quinto a ter suas obras de reforma e ampliação entregues, depois dos aeroportos das cidades de Maceió (AL), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB) e Recife (PE) e  Aracaju (SE) será um dos próximos.

O evento de entrega ocorreu nas dependências do próprio aeroporto e contou com a presença de autoridades como o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o governador da Paraíba, João Azevêdo; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; a prefeita de Bayeux, Luciene Gomes; o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo; o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta; o senador Efraim Filho; os deputados federais Hugo Mota e Messinho Lucena; e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Adriano Galdino. Além disso, estiveram também presentes empresariado, representantes de companhias aéreas, autoridades municipais, estaduais e federais e o trade turístico da capital e do estado.

Opções de consumo

Com a reforma do Aeroporto Internacional de João Pessoa, os usuários também vão poder contar com mais opções de lazer e consumo dentro do aeroporto. Isso porque o que antes eram apenas quatro lojas hoje se tornaram um complexo que integra sete lojas comerciais, duas lojas de varejo e ainda uma área VIP, garantindo mais opções para diferentes tipos de público atendidos. Outro ponto levado em conta foi aumentar a acessibilidade no embarque e desembarque, em especial para pessoas com deficiência, necessidades especiais ou dificuldades de locomoção.

Para isso, o aeroporto agora conta com dois “fingers”, ou seja, uma espécie de alça-ponte sanfonada que liga a saída de passageiros diretamente à porta do própria avião, evitando assim a movimentação de pessoas na área de pista de pouso e prevenindo, assim, possíveis acidentes. Na segurança, o foco foi a modernização de equipamentos e sistemas. Leitores eletrônicos de cartões de embarque e de passaportes, sistemas automatizados de bagagem e novos equipamentos de raios-x tornam todo o processamento operacional mais ágil, reduzindo as filas e o tempo de espera.

No quesito conforto, os passageiros e passageiras vão poder contar com uma nova área para voos internacionais, além da duplicação das salas de embarque e desembarque, que poderão receber mais pessoas, além de promover um uso mais seguro, confortável e acessível dos espaços.*

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 09 de março de 2024.