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Dragagem no porto

Obras terminam ainda no 1º semestre

publicado: 21/04/2023 00h00, última modificação: 25/04/2023 15h12
Conclusão do serviço acarretará um aumento de até 57% na capacidade de movimentação do terminal
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Mesmo antes do fim da dragagem, a Companhia Docas já registrou elevação de 6,5% nas operações do terminal, apenas no primeiro trimestre do ano - Foto: Evandro Pereira

As obras de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo podem ser concluídas ainda no primeiro semestre do ano, conforme estimativa do diretor-presidente da Companhia Docas (Docas-PB), Ricardo Barbosa. A finalização do serviço acarretará em um aumento de até 57% na capacidade de movimentação do terminal portuário. Mas as operações já estão em crescimento, tendo registrado alta de 6,5%, no primeiro trimestre do ano.

Nas redes sociais, o perfil do Porto de Cabedelo anunciou perspectivas de negócios entre a Oxbow Brasil Energia e a Magnesium do Brasil, por meio do terminal paraibano. As empresas estão trabalhando juntas em um projeto de logística reversa ainda para este ano.

A Oxbow Brasil Energia está situada em Cabedelo e comercializa coque de petróleo. O produto é usado na geração de energia, construção residencial e fabricação de cimento, alumínio e aço, bem como na criação de plásticos de alto impacto, tintas e fibras de carbono. Já a Magnesium do Brasil atua nos mercados de nutrição animal, fertilizantes, refratários e outras aplicações industriais.

De acordo Ricardo Barbosa, a conclusão da obra, que estava prevista para o segundo semestre, está adiantada e com índice de 73% de conclusão. “A draga espanhola vai concluir a obra com 90 dias de antecedência e estamos prevendo a entrega para o dia 19 de junho”.

O diretor-presidente da Companhia Docas destaca que a parceria entre as duas empresas demonstra a confiança na infraestrutura do Porto de Cabedelo e na capacidade de atender às demandas do mercado. “Estamos trabalhando incansavelmente para tornar o Porto de Cabedelo, com o decisivo apoio do governador João Azevêdo, numa referência em logística e desenvolvimento econômico para toda a região”.

Na avaliação da Docas-PB, a dragagem acarretará em um grande aumento na capacidade de movimentação do terminal portuário, possibilitando a recepção de navios de até 55 mil toneladas, com a elevação da profundidade do canal de acesso de 9,14 metros para 11 metros. O Governo da Paraíba investiu R$ 112 milhões de recursos próprios no Porto de Cabedelo.

Movimentação

No primeiro trimestre do ano, o Porto de Cabedelo registrou aumento de 6,5% nas operações portuárias, em comparação com o mesmo período de 2022. “Registramos um aumento de 53% nas operações de fevereiro e 35% de aumento em março. No total, o acumulado de 2023 é de mais de 345 mil toneladas”, aponta o diretor-presidente.

Para ele, o crescimento das operações impacta o desenvolvimento econômico da Paraíba e de toda a região, gerando mais empregos e renda para a população local. O Porto de Cabedelo já tem mais de 87 mil toneladas programadas para as próximas semanas, de acordo com o cronograma apresentado pela Gerência de Operações. As cargas incluem o desembarque de 27,7 mil toneladas de coque de petróleo e de 30 mil toneladas de clínquer, substâncias utilizadas amplamente no setor industrial.

A draga Kenford foi responsável pela remoção de sedimentos ao longo da bacia de evolução e das áreas do canal interno e externo do Porto de Cabedelo. Atualmente, a draga Omvac Diez está executando as atividades. A obra é executada pela DTA Engenharia, empresa vencedora da licitação realizada em março de 2022. A supervisão é das empresas Eicomnor Engenharia e Caruso Soluções Ambientais e Tecnológicas.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de abril de 2023.