Com o objetivo de visitar instituições de longa permanência que cuidam de idosos na Paraíba, além de averiguar denúncias recebidas sobre crimes e violações contra esse público, a edição 2024 da Operação Virtude começou, ontem, em João Pessoa, e deve percorrer 14 municípios do estado, visitando 28 instituições. Nacionalmente, a ação é coordenada pelo Ministério da Justiça; na Paraíba, é uma ação conjunta da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
Também vamos realizar ações educativas, por meio da realização de palestras -- Andrea Melo
A operação começou as atividades em visita a seis instituições: Lar da Providência Carneiro da Cunha, Vila Vicentina, Center Vida, Lar Doce Lar Nossa Senhora da Penha, Casa de Repouso Melodia e Residencial Nova Esperança, todas na capital. Segundo Andrea Melo, delegada da Polícia Civil, a operação, que foi deflagrada no dia 10 deste mês, deve se estender até 11 de julho. “Durante esse período, serão realizadas visitas em várias instituições de longa permanência, em caráter preventivo, para ver como está a situação desses lugares, como alvará, critérios de segurança e acessibilidade, entre outros tópicos. Tudo com o acompanhamento do Corpo de Bombeiros Militar”, disse.
Andrea acrescentou que a operação também pretende averiguar denúncias que foram recebidas pela polícia — tanto pelo 197, que é o canal de denúncia da Polícia Civil do estado, quanto pelo Disque 100, ligado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (Ondh), em Brasília. “Também vamos realizar ações educativas, por meio de palestras que serão ministradas nos locais de atendimento ao idoso”, destacou.
Visitas
No seu primeiro dia de atividades, a Operação Virtude visitou, entre outras instituições, o Lar da Providência Carneiro da Cunha, onde os agentes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros conversaram com os seus diretores e fizeram questionamentos sobre o funcionamento da instituição e o encaminhamento que é dado quanto ao recebimento das aposentadorias e de outros benefícios previdenciários dos usuários, além de verificar dormitórios, refeitórios, extintores de incêndio e outras áreas e equipamentos.
Os integrantes da operação também conversaram com alguns dos idosos que se encontram no Lar da Providência. No local, não foram encontradas irregularidades, segundo conta a major do Corpo de Bombeiros Shirley Santana, que integrou a visita. “Aqui está tudo em ordem. O Lar da Providência teve o projeto aprovado, com certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros”, destacou. A major explicou que, nessa visita, o Corpo de Bombeiros tem a função de fiscalizar e inspecionar esta parte de prevenção, de cuidados e também de saídas de emergências no local.
Para a diretora do Lar da Providência, Irmã Raimunda Lopes de Souza, a ação é importante para que a instituição possa corrigir qualquer possível falha ou sugerir ajustes. “Nós, como instituição, precisamos de nossos parceiros, que são aquele apoio que nos falta. O parceiro tem aquele olhar de quem vem de fora, para nos orientar e dizer como é que a gente deve fazer melhor para o cuidado do idoso. Muitas vezes, a gente está tão envolvida na rotina diária que não percebe algumas. Então, esse outro olhar vem para ajudar, e isso melhora nosso trabalho”, observou.
No turno da tarde, as visitações aconteceram no Lar Nossa Senhora da Penha, no Residencial Nova Esperança e na Casa de Repouso Melodia. De acordo com a delegada, as três instituições estavam dentro das conformidades.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de junho de 2024.