Notícias

ENEM

Paraíba é o terceiro estado que mais mobilizou estudantes

publicado: 24/10/2024 08h57, última modificação: 24/10/2024 08h57
2023.10.26_preparativos ENEM © roberto guedes (237).JPG

Políticas públicas estaduais focam na preparação para exame | Foto: Roberto Guedes

A Paraíba está entre os três estados do país que mais mobilizam estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ficando atrás apenas do Ceará e de Goiás. Segundo o Censo da Educação Superior 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), 72,3% dos alunos do Ensino Médio se inscreveram para o exame. Na rede estadual, que representa 85% dos estudantes dessa etapa da educação básica, esse avanço reflete o impacto de políticas públicas voltadas para a educação, segundo avalia a equipe da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB).

Entre as principais ações, está o Programa Se Liga no Enem Paraíba, que oferece um conjunto de recursos direcionados aos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual. Em 2024, o programa atraiu mais de 13,4 mil alunos de todas as 16 Gerências Regionais de Educação, consolidando-se como uma ferramenta essencial, não só de incentivo para os alunos se inscreverem no Enem como também de preparação para o Ensino Superior.

O secretário Wilson Filho, da SEE, comemorou a conquista e destacou a importância de dar continuidade a esse trabalho. “Isso demonstra o comprometimento do Governo da Paraíba e das nossas políticas públicas com o futuro dos nossos jovens. No entanto, nossa meta é ainda mais ambiciosa: queremos alcançar mais de 90% de participação, nos próximos dois anos, garantindo que os estudantes compreendam a importância do Enem para o ingresso no Ensino Superior e para a construção das suas trajetórias profissionais”, disse.

Neste ano, a Paraíba registrou 19.080 aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com 548 redações classificadas como excelentes, obtendo notas acima de 900 pontos. Desses, 56% dos estudantes participaram ativamente do Programa Se Liga no Enem. Outro dado relevante é que 81% dos aprovados no Sisu estavam matriculados em Escolas de Regime Integral de Ensino (ECI/Ecits), o que ilustra o impacto dessas instituições no processo de formação dos estudantes.

As políticas educacionais da Paraíba ganharam ainda mais força com a criação da Gerência Executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil (GEDPE). “Essa terceira posição, à frente de estados bem maiores, é fruto de um trabalho intenso, focado no protagonismo estudantil e na conscientização sobre a importância do Enem para os projetos de vida de nossos alunos”, avaliou Izabelly Dutra, coordenadora do programa. Ela também destacou que 70% dos estudantes aprovados no Sisu, neste ano, participaram das atividades promovidas pelo programa, como os festivais interdisciplinares.

 Se liga

Além das atividades pedagógicas regulares, o Programa Se Liga no Enem também promove revisões de conteúdo on-line, disponíveis no canal do programa no YouTube. A partir da próxima segunda-feira (28), por exemplo, será iniciado um ciclo de revisão final para o Enem, com lives semanais abordando temas como Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Literatura e Redação, entre outros. O cronograma completo pode ser acessado nas plataformas digitais da Secretaria de Educação.

Em complemento às políticas estaduais, em janeiro deste ano, o Governo Federal implementou o Programa Pé-de-Meia, que também estimula os estudantes a participar do Enem. Aqueles que comparecerem aos dois dias de prova vão receber R$ 200, valor que deverá ser depositado na poupança entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025. Na Paraíba, 96,5 mil estudantes são beneficiados pelo programa, ou seja, 79,85% dos 120.838 estudantes do Ensino Médio.

João Pedro Silva é aluno da 3a série na Escola Cidadã Integral Dorgival Silveira (10a GRE) e vai fazer o Enem neste ano. Segundo conta, ele não via o exame como algo fundamental antes. Somente depois de programas como o Se Liga no Enem foi que ele começou a entender a sua importância. “Estou me preparando para o futuro. Meu sonho é estudar Ciências da Computação, então, as revisões, os simulados e as oficinas me ajudaram a me sentir mais preparado. Hoje, eu me sinto confiante e pronto para essa etapa”, afirmou o estudante.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de outubro de 2024.