Notícias

Paraíba lança CNH digital e documento começa a ser emitido a partir desta sexta-feira

publicado: 13/04/2018 12h07, última modificação: 13/04/2018 12h07
ricardo diretor do detran CNH digital foto francisco franca (6).jpg

Poderão tirar o documento usuários que tiraram ou renovaram a habilitação a partir de maio do ano passado, com o QR Code incluso - Foto: Francisco França/Secom-PB

tags: ricardo coutinho , detran , cnh digital


O governador Ricardo Coutinho lançou, nessa quinta-feira (12), em João Pessoa, a Carteira de Habilitação Eletrônica – CNH digital –, cuja emissão começa nesta sexta-feira (13) em todo o Estado. A emissão é gratuita e segue orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mesmo opcional, a CNH digital tem a mesma validade da CNH tradicional. Poderão tirar o documento usuários que tiraram ou renovaram a habilitação a partir de maio do ano passado, com o QR Code incluso.   

Na ocasião, Ricardo destacou a importância do novo documento como mais uma ferramenta de comodidade e segurança para os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). “Não há dúvidas de que essa modernização trará muitos benefícios aos usuários, a exemplo de facilidade e, principalmente, mais segurança. Com isso, ganha a sociedade como um todo e ganham também os órgãos fiscalizadores das leis de trânsito”, declarou Ricardo Coutinho. 

 

Já o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, ressaltou que o órgão montou toda a estrutura para facilitar a vida dos usuários na retirada da CNH digital. “Além da sede do Detran, os paraibanos têm à disposição 26 Ciretrans e 28 postos avançados. Esse momento do Departamento de Trânsito de Paraíba proporcionará mais praticidade e maior mobilidade para os usuários”, disse, lembrando que a ferramenta consiste em um aplicativo instalado no smartphone do condutor, acessado por meio de um QR Code implantado na parte interna do documento.

Passo a passo

Quem tem a CNH sem o código e deseja ter acesso ao serviço deve realizar a renovação de sua carteira ou solicitar a impressão da 2ª via. Para obter a CNH Digital, basta seguir os passos abaixo:

O processo começa com o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran: portalservicos.denatran.serpro.gov.br.

Após realizar o cadastro, o usuário receberá um e-mail de confirmação. Daí ele deve clicar no link enviado pelo Portal e, em seguida, comparecer a um dos postos de atendimento do Detran para atualizar os seus dados (telefone e e-mail). Esse procedimento é rápido e gratuito.

Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet.  Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor, ou seja, quem possui esse certificado não precisa comparecer ao Detran para confirmar seus dados. Após a atualização das informações pelo órgão, já é possível solicitar no Portal de Serviços do Denatran o código de ativação para a versão eletrônica, que também é enviado por e-mail.

De posse do código recebido, o motorista baixa o aplicativo da CNH Digital (disponível para smartphones com Android ou IOS) e faz o login com  o número do CPF e a mesma senha do portal, digitando o código de ativação em seguida.

Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos no aplicativo, que será utilizada para o acesso ao serviço. Feito isso, o condutor já está pronto para usar a carteira de motorista digital.

Se o pacote de dados acabar, não tem problema.  A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível off-line. A Direção do Detran-PB lembra que os dois modelos da carteira de habilitação (tradicional e digital) são válidos.