Para ajudar a população do Rio Grande do Sul que sofre com as enchentes em várias cidades no estado gaúcho, a Paraíba está se mobilizando com campanhas de doação em várias pontos do estado. Entre os órgãos que estão arrecadando donativos, estão a Empresa de Correios e Telégrafos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Assembleia Legislativa do Estado.
Correios
As agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Nordeste, Sudeste e Sul (no RS, apenas algumas cidades) e do Distrito Federal estão arrecadando donativos em solidariedade às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Com isso, toda a rede de atendimento da estatal dessas regiões está disponível para o recebimento de doações. Os Correios também são responsáveis pelo transporte desse material aos moradores do estado gaúcho. Tanto o recebimento quanto o transporte e a entrega das doações ocorrem de maneira gratuita.
Os itens prioritários para serem doados vão desde roupas íntimas para adultos ou crianças, material de higiene pessoal, água potável até rações para animais de estimação. Na Paraíba, todas as agências dos Correios estão recebendo os donativos desde a última quarta-feira (8).
Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também lançou uma campanha urgente de arrecadação de donativos para auxiliar as vítimas dos recentes desastres naturais no Rio Grande do Sul. O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destaca que o empenho da Casa Epitácio Pessoa vai além da arrecadação de roupas e alimentos. Ele revelou que os servidores e parlamentares vão contribuir financeiramente, com descontos diretamente de suas folhas de pagamento.
“Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, os paraibanos podem deixar sua contribuição na Sede do Poder Legislativo Paraibano. Entre os itens mais necessários e urgentes neste momento, estão alimentos não perecíveis, ração animal, roupas em bom estado de conservação, água potável e material de higiene pessoal”, frisou Adriano.
A arrecadação já começou e quem desejar ajudar basta direcionar sua doação à sede do Poder Legislativo, na Praça João Pessoa, Centro da capital. Os itens são essenciais para atender às necessidades imediatas das famílias afetadas, que enfrentam um momento de extrema dificuldade.
Em uma parceria com a Azul Linhas Aéreas e a Gol, todos os donativos recolhidos serão enviados diretamente para as áreas afetadas no Rio Grande do Sul. Essa colaboração logística é crucial para garantir que a ajuda chegue rapidamente a quem precisa. “Essa não é apenas uma campanha, mas um movimento de irmandade e empatia. É um momento para mostrar que, mesmo distantes, estamos unidos em apoio aos nossos irmãos do Sul”, afirmou. “A participação de cada cidadão é fundamental e pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, resumiu o presidente da ALPB.
PRF
Na Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, a logística para o transporte dos materiais arrecadados será coordenada pela própria PRF, garantindo que as doações cheguem de forma segura e eficiente aos necessitados. Dentre os itens que podem ser doados, estão água mineral potável, vestuário, sobretudo agasalhos, roupas de cama, toalhas, calçados em bom estado, fraldas descartáveis, absorventes, lenços umedecidos, kits de higiene pessoal ou unidades de sabonete, creme dental e escova de dentes, entre outros produtos.
A PRF convida os cidadãos paraibanos a se unirem a essa corrente de solidariedade, demonstrando mais uma vez a força da comunidade em momentos de adversidade. Cada doação, por menor que seja, fará a diferença na vida daqueles que foram afetados por essa tragédia.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 maio de 2024.