eficiência

PB é 1° estado a concluir apuração

publicado: 07/10/2024 09h52, última modificação: 07/10/2024 09h52
Finalização da contagem dos votos ocorreu às 19h44, antes do horário previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral
eleiç~es.jpg

Presidente do TRE-PB, Agamenilde Dias classificou o dia de votação como tranquilo e seguro e exaltou participação do eleitorado | Foto: João Pedrosa

por Amanda Gabriel*

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias, celebrou, ontem, a rápida apuração dos votos do primeiro turno das Eleições Municipais 2024. Em João Pessoa, maior colégio eleitoral do estado, o resultado do pleito foi conhecido por volta das 19h, uma hora antes do esperado pela Corte Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Paraíba foi o primeiro estado do país a concluir a apuração. A totalização da contagem dos votos, do Litoral ao Sertão, aconteceu às 19h44.

“O nosso planejamento era para as 20h. Que bom que a apuração foi finalizada mais cedo. Tudo decorreu da participação do eleitorado, que compareceu às urnas. O processo democrático tem hora e tem lugar para todas as falas. Hoje, foi a vez de falar o eleitor paraibano”, comemorou.

Na avaliação de Agamenilde Dias, a votação transcorreu “com tranquilidade e com segurança”. A presidente da Corte Eleitoral considerou que os flagrantes de irregularidades não atrapalharam o andamento do pleito. “Tivemos nove ocorrências de boca de urna, cinco de compra de votos e dois de transporte irregular de eleitor. Candidatos presos foram quatro e eleitores presos também quatro”, citou a desembargadora, que agradeceu a atuação das forças de segurança durante as eleições.

A desembargadora disse que, a partir de agora, o foco do TRE-PB é garantir a realização do segundo turno das Eleições Municipais. Em João Pessoa, disputam a Prefeitura o atual gestor, Cícero Lucena (Progressistas), e Marcelo Queiroga (PL). Em Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), que concorre à reeleição, tem como adversário Jhony Bezerra (PSB).

“Nós partimos, agora, para outra missão, que é o segundo turno das eleições, em João Pessoa e em Campina Grande, também movidos pelo mesmo espírito de trabalhar, de trazer o melhor que a sociedade merece e, sobretudo, tendo o respeito, o zelo e o amor a quem propõe, a quem lança seu nome para submeter ao crivo popular. Nós esperamos que o nosso trabalho, de forma institucional e respeitosa, possa se basear na justiça da lei, na dignidade e na transparência, que é missão máxima da Justiça Eleitoral. Espero que o segundo turno se desenvolva com tranquilidade, que os candidatos sejam propositivos e que o respeito seja a tônica dessa nova fase — que é uma nova eleição”, pontuou.

Atividade lúdica

Agamenilde Dias também exaltou a realização, durante a manhã, da ação educativa Eleitores do Amanhã. Mais de 700 crianças votaram em candidatos fictícios, usando uma urna eletrônica. Como vereador, elas elegeram o amor; para prefeito, o escolhido foi o respeito. “Essa atividade mostrou um lado lúdico, a esperança no futuro e o desenvolvimento dos princípios e dos valores éticos e morais. As crianças participaram da atividade com muita alegria e nos deixaram a lição de que o respeito também é uma forma de amar”, destacou a presidente do TRE-PB.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de outubro de 2024.