Notícias

investimentos em inovação

PB já garantiu quase R$ 500 milhões

publicado: 30/12/2024 10h02, última modificação: 30/12/2024 10h02
Recursos foram aplicados na realização de eventos, programas e ações inovadoras de destaque nacional
1 | 3
Participantes do Neon Secties em momento de descontração durante a realização do evento promovido pela secretaria | Fotos: Mateus de Medeiros/Secties
2 | 3
Secretário da Secties, Claudio Furtado: (à esq) “Podemos dizer que foi um ano muito frutífero mostrando que a secretaria tem um papel muito importante para o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado” | Fotos: Mateus de Medeiros/Secties
3 | 3
Fotos: Mateus de Medeiros/Secties
06-e-07.06.jpg
06.08.2024 - Expotec dia 1 - Mateus de Medeiros-89 (1).jpg
11.07.2024 - Reunião Planetario Cidade da Astronomia - Mateus de Medeiros-36 (1).jpg

Ao longo de 2024, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) da Paraíba demonstrou, mais uma vez, a sua forte contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional do Estado, com várias iniciativas, eventos e investimentos.  Isso não é só resultado de ações pontuais, mas de um compromisso contínuo do Governo do Estado, que, desde 2019, já investiu quase meio bilhão de reais nessa área.

Os investimentos realizados se refletiram na realização de eventos, programas e ações inovadoras que atraíram destaque nacional. Entre as iniciativas que marcaram o ano, estão o Seminário de Transformação Digital, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha, o Nordeste ON, o Imagineland, a Expotec, a I Feira de Energias Renováveis, o Campus Academy, entre outros.

O secretário da Secties, Claudio Furtado, fez um balanço positivo do ano. “Podemos dizer que foi um ano muito frutífero, mostrando que a secretaria tem um papel muito importante para o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado”, comentou. Ele ressaltou, ainda, que, em 2025, terão ainda mais novidades em ciência e tecnologia no Estado, como a instalação do radiotelescópio Bingo; o início das obras da cidade da astronomia, em Carrapateira; o 1o Congresso Internacional de Paleontologia, em Sousa; o início do Game Dev Quest, primeiro circuito de jogos indie da Paraíba também, entre outros. “Com tudo isso, vemos que esse será um ano muito propício às ações, e o governador João Azevedo mostra, mais uma vez, a sua visão e seu espírito inovador”, enfatizou Claudio Furtado.

Estado é destaque no número de vagas de graduação

O ano começou com grandes conquistas para a educação superior na Paraíba. O Estado foi destacado como o que possui a maior quantidade de vagas de graduação por habitante do Brasil, com mais de 21 mil vagas distribuídas pelas universidades públicas (UEPB, UFPB, UFCG e IFPB).

Além disso, em 31 de janeiro, a Secties lançou a nova edição da plataforma de streaming Aruanda Play. Esta plataforma se tornou uma das primeiras experiências de streaming no Estado e, com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e da Secretaria de Estado da Cultura, ampliou seus horizontes para além do Nordeste, levando conteúdos culturais para todo o mundo.

Transformação

O mês de fevereiro foi marcado pelo Terceiro Seminário de Transformação Digital, considerado o maior evento de imersão tecnológica da Paraíba. Durante o seminário, palestras, mesas-redondas, hackathons e oficinas promoveram uma reflexão sobre as tendências e desafios no campo da tecnologia e inovação.

Também em fevereiro, o Projeto Limite do Visível, proporcionou 480 vagas para estudantes egressos da rede estadual de ensino da Paraíba, nos cursos Tecnólogo em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e em Ciência de Dados, no Campus V da UEPB, em João Pessoa.

 Conferência Estadual

Em março, aconteceu a primeira Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema “Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável”. O evento passou pelas cidades de Sousa Campina Grande e João Pessoa e resultou em um documento com recomendações para as políticas públicas da área no Estado, que foi encaminhado para a Conferência Nacional, em Brasília. O evento contou com a participação de 1.782 pessoas, entre pesquisadores, estudantes e profissionais da área.

 Novos projetos

A Secties também consolidou parcerias importantes em 2024. Em abril, a Secretaria assinou um termo de cooperação técnica com o Tribunal Regional do Trabalho para promover o letramento digital de mulheres de comunidades quilombolas. Em maio, a Paraíba esteve presente na etapa regional da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Recife, e realizou o I Fórum de Internacionalização Paraíba– Alemanha, que gerou oportunidades de colaborações acadêmica e científica entre os dois locais.

Também em maio, foi lançado o programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal, com 40 bolsas para estudantes de nível médio e bolsas para docentes. Em junho, a Secties assinou um protocolo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para estimular a Ciência, Pesquisa e Inovação com o projeto Bingo: Esperança no Espaço. O mês também contou com o Nordeste ON, o maior evento de empreendedorismo e inovação do Norte e Nordeste, com a presença do governador João Azevêdo, que anunciou novos editais de incentivo a startups pelo Parque Tecnológico Horizontes de Inovação.

 Imagineland

O mês de julho foi marcado pela estreia do programa Astronautas da Nau Catarineta na Paraíba FM, discutindo semanalmente temas relacionados à ciência, tecnologia e cultura. Também ocorreu a segunda edição do Imagineland, a Secties participou com stand interativo com jogos e quiz. 

2024
A Secties também consolidou parcerias importantes neste ano

Em agosto, a Secties participou da Expotec, evento que contou com o Hackathon Camping Digital, o Fórum Celso Furtado e o lançamento do livro, “Inovação Educacional para o Desenvolvimento Regional: A Experiência do Programa Celso Furtado”. A Secties também participou do Congresso Internacional de Celso Furtado no Rio de Janeiro, apresentando os resultados do programa na Paraíba. Além disso, também aconteceu o painel de Mudanças Climáticas, que passou pelos municípios de Sousa, Monteiro, Campina Grande e João Pessoa.

Ainda em agosto, aconteceu a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que premiou 12 equipes nas modalidades de robótica resgate e robótica artística, nível 1 e nível 2. Os estudantes premiados receberam troféus e medalhas, além da participação na etapa nacional, que ocorreu em novembro.

 Conquistas e Inovações

O Programa Paraíba sem Fronteiras lançou, ao longo do ano, editais com bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado sanduíche, além da oportunidade para professores visitantes estrangeiros. Em setembro, foi lançado o QualiExporta, edital voltado para qualificação de empresas para exportação. Além disso, teve o lançamento de 21 ações de incentivo à pesquisa e formação de novos profissionais. A Secties também esteve presente na ExpoFavela Paraíba, promovendo um painel sobre “A Favela Inovadora” e premiando empreendimentos com recursos para ampliar seus negócios.

 Ações de desenvolvimento

Em outubro, o Governo do Estado, por meio da Secties e da Fapesq, lançou 21 ações de desenvolvimento à ciência, tecnologia, incentivo à pesquisa e formação de novos profissionais na Paraíba, totalizando mais de R$ 81 milhões. Já o Programa Celso Furtado abriu edital para professores e estudantes do Ensino Superior.

Em novembro, a Secties participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em João Pessoa e esteve presente na I Feira de Energias Renováveis, em Sousa. Em dezembro, o Programa Paraíba sem Fronteiras iniciou uma missão técnica internacional ao Reino Unido, com o objetivo de fortalecer parcerias com universidades britânicas.

Outro marco importante foi o Campus Academy, realizado em dezembro, no qual estudantes debateram soluções para as mudanças climáticas através de um ideathon. A I Feira de Ciências nos Municípios (Fecim) também foi destaque, promovendo o letramento científico e incentivando jovens a propor soluções criativas para problemas reais.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de dezembro de 2024.