PB tem 57 vagas para o Mais Médicos

publicado: 20/04/2023 00h00, última modificação: 25/04/2023 14h45
Gestores de 42 municípios selecionados pelo Governo Federal devem registrar o interesse até a próxima terça-feira
revalida_mcamgo_abr_100720211818 - Marcelo Camargo Agencia Brasil.jpg

Cidades do Litoral ao Sertão foram contempladas; novas vagas estão previstas pelo ministério - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

por Ítalo Arruda*

A Paraíba foi contemplada com 57 vagas no Programa Mais Médicos para o Brasil, distribuídas em 42 municípios, do Litoral ao Sertão. Os gestores municipais têm até o próximo dia 25 de abril para registrar o interesse em participar do programa do Governo Federal. O edital de adesão foi publicado na edição de terça-feira do Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o documento, a maior parte das vagas disponibilizadas foi destinada ao município de João Pessoa (8), seguido de Campina Grande (4) e Cajazeiras (3). A cidade de Cabedelo foi contemplada com duas vagas.

Felipe Proenço, diretor de Programa do Ministério da Saúde, ressalta que essas vagas são “vagas de reposição” dos municípios que já faziam parte da primeira versão do Mais Médicos, e que, por falta de editais na última gestão do Governo Federal, elas estavam abertas. Ainda segundo Proenço, o próximo passo do programa será o lançamento de editais para médicos (formados no Brasil ou no exterior, sendo a prioridade médicos brasileiros).

“Também vamos ouvir novamente os municípios sobre o interesse em novas vagas do Mais Médicos, tanto para os municípios que não aderiram quanto para os municípios que já aderiram e desejam ampliar sua participação”, destacou Felipe Proenço, observando que estes médicos “vão fortalecer a atenção primária nas diversas regiões do estado”.

Para o secretário adjunto de Saúde de Cajazeiras, Heleno Segundo, o Programa Mais Médicos sempre beneficiou o município e a circunvizinhança no Sertão do estado e, por isso, a retomada é importante para manter a atuação dos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Continuamos aderindo ao programa e solicitando as vagas, porque a atuação do médico na atenção primária exige uma aproximação e uma continuidade para que o profissional conheça melhor a comunidade que ele atua, além de diminuir a rotatividade de profissionais e, principalmente, a vacância”, afirmou Heleno Segundo.

A mesma percepção tem Sileide Barreto, secretária de Saúde do município de Taperoá. Segundo ela, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde na região, o programa vai fortalecer toda a rede de atenção primária, com qualidade e humanização no atendimento.

“Por meio dele, municípios de pequeno porte não ficam sem assistência e isso garante uma melhor assistência para toda a população. Esse suporte por parte do Governo Federal é fundamental para que possamos continuar ofertando uma saúde de qualidade para todos os taperoaenses”, avaliou a secretária. Veja lista completa no QR Code.

Mais Médicos para o Brasil

Criado, inicialmente, em 2013, por meio da Medida Provisória no 621, de 8 de julho de 2013, o Programa Mais Médicos foi relançado, em março deste ano, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a finalidade de formar recursos humanos na área médica para fortalecer o atendimento da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é  diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde. Para isso, o programa consiste em levar esses profissionais para regiões onde há escassez ou ausência de médicos, investindo na qualificação e formação profissional deste público.

Além disso, o Ministério da Saúde é responsável, entre outras atribuições, por garantir o pagamento da bolsa-formação ao médico participante do programa durante todo o período de participação.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de abril de 2023.