vacinação covid-19

PB tem a sexta maior taxa do país

publicado: 27/05/2024 09h08, última modificação: 27/05/2024 09h08
Segundo pesquisa do IBGE, 95,1% dos paraibanos foram imunizados até o primeiro trimestre de 2023
2023.02.15_vacinação bivalente santa rita © roberto guedes (77).JPG

No período, 729 mil moradores do estado tinham contraído a doença, ou seja, 19,3% da população; média nacional foi de 27,4% | Foto: Roberto Guedes - Foto: Roberto_Guedes

por João Pedro Ramalho*

Até o primeiro trimestre de 2023, 95,1% dos paraibanos com cinco anos ou mais de idade haviam tomado pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A proporção é a sexta maior do Brasil, superior à média nacional (93,9%) e do Nordeste (94%). Em números absolutos, essa taxa corresponde a uma população de 3,6 milhões de pessoas, de acordo com as informações do módulo sobre Covid-19 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa revelou que 729 mil pessoas residentes na Paraíba haviam contraído Covid-19 até março do ano passado. Os números levam em conta os casos confirmados por teste ou por diagnóstico médico e correspondem a 19,3% da população paraibana a partir de cinco anos de idade. Comparada a outros estados, a taxa representa a sexta menor do Brasil. Em todo o país, a média é de 27,4% de pessoas que testaram positivo para a doença ou foram diagnosticadas por um médico. No Nordeste, a proporção é de 18,4%.

Os dados levantados no território paraibano são frutos de políticas públicas do Governo do Estado, como o programa Vacina Mais Paraíba. O projeto, iniciado em 2022, visa a fortalecer as ações de imunização junto aos municípios, ampliando o número de pessoas vacinadas. Um exemplo dessas ações é o Dia D de multivacinação, como explica a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara Fernandes.

“Desde o início desse projeto, nós já realizamos vários Dias D, em que nós conseguimos administrar mais de 1,2 milhão de doses de vacina; dentre elas, vacinas de Covid-19, dengue, Influenza e vacinas de rotina. A gente também vem trabalhando com a conscientização da população, mostrando que a vacina é eficaz e que dá resultados, como a redução no número de casos graves, de hospitalizações e óbitos por Covid-19”, relata Márcia.

Perfil

Segundo a Pnad Contínua, a porcentagem de mulheres com cinco anos ou mais de idade que tomaram pelo menos uma dose da vacina (95,7% do total da população feminina) é maior que a dos homens (94,6%). O recorte etário também aponta uma maior cobertura entre as pessoas a partir de 18 anos, das quais 97,1% iniciaram o esquema de imunização. Entre as crianças e adolescentes de cinco a 17 anos de idade, a proporção é de 87,6%.

A chefe do Núcleo de Imunizações da SES afirma que percebe uma maior dificuldade de trabalho com o público adolescente, cuja adesão à cobertura vacinal é mais baixa. Segundo ela, a secretaria busca melhorar esse cenário por meio da intervenção nas escolas. “Nós trabalhamos aqui no estado um mês de vacinação nas escolas, em que a gente pega esse público de adolescentes e fala da importância de tomar a vacina, para depois fazer a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com a faixa etária da população”, complementa Márcia Mayara.

Esquema vacinal

A Pnad Contínua também investigou a porcentagem de pessoas com cinco anos ou mais que tomaram todas as doses de vacina recomendadas, até o primeiro semestre de 2023. Na Paraíba, a proporção, de 54,4%, foi a quarta maior do Nordeste, inferior aos estados de Pernambuco (67,6%), Ceará (60,7%) e Piauí (59,4%). Já no Brasil, essa média foi de 58,6%, enquanto, no Nordeste, ficou em 55,2%.

Mais de 88% dos brasileiros foram imunizados

Até o primeiro trimestre de 2023,  a Pnad Contínua mostrou que 88,2% da população de cinco anos ou mais haviam tomado pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19, ou seja, tinham o esquema primário de vacinação contra a doença completo. Entre as pessoas com 18 anos ou mais, 92,3% tomaram duas doses ou mais, enquanto para a população de cinco a 17 anos esse percentual foi de 71,2%. Além disso, 3,4% dos adultos de 18 anos ou mais não tinham tomado nenhuma dose da vacina até o momento da pesquisa, percentual que sobe para 14,8% entre crianças e adolescentes de cinco a 17 anos.

A Pnad Contínua é realizada em convênio com o Ministério da Saúde e divulgada hoje pelo IBGE.

"Desde o início desse projeto, realizamos vários Dias D. Conseguimos administrar mais de 1,2 milhão de doses de várias vacinas"
- Márcia Mayara Fernandes

Rosa Dória, analista da pesquisa, ressalta que “o questionário foi elaborado no primeiro semestre de 2022 e baseado nas diretrizes de vacinação e testagem vigentes à época, sendo aplicado no primeiro trimestre de 2023 para as pessoas de cinco anos ou mais, população para a qual a vacinação estava autorizada até então”.

Uma dose

No primeiro trimestre de 2023, 93,9% da população de cinco anos ou mais (188,3 milhões de pessoas) haviam tomado pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Entre os homens, 93,0% (90,8 milhões) tinham tomado pelo menos uma dose, percentual que sobe para 94,8% entre as mulheres (97,5 milhões).

Nas áreas urbanas, 94,2% (164,2 milhões) das pessoas de cinco anos ou mais tomaram pelo menos uma dose de algum imunizante contra a Covid-19, enquanto nas áreas rurais esse percentual foi 92,3% (24,1 milhões).

Regiões

O Sudeste, região mais populosa do Brasil, registrou a maior proporção de pessoas de cinco anos ou mais com, pelo menos, uma dose de vacina (95,9%), seguida das regiões Nordeste (94,0%); Sul (93,1%); Centro-Oeste (91,0%); e Norte (88,2%).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de maio de 2024.