estupro de vulnerável

Pediatra é alvo de denúncias em JP

publicado: 08/08/2024 09h45, última modificação: 08/08/2024 10h06
Mãe de criança de nove anos revelou, na polícia, ter flagrado o médico de 80 anos alisando partes íntimas da filha
Fernando Cunha Lima_escritor_.MR- 01.JPG

O pediatra deve ser ouvido hoje pela delegada Isabel Emanoela para prestar esclarecimentos | Foto: Marco Russo/ Arquivo A União

por Cardoso Filho*

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) vai instaurar sindicância para apurar a denúncia contra o médico pediatra Fernando Cunha Lima, de 80 anos, suspeito de estupro contra uma menina de nove anos durante consulta, em João Pessoa. De acordo com o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro, a entidade representativa já recebeu, oficialmente, a denúncia, por meio do advogado Bruno Girão, que defende os interesses da família da criança.

Bruno Girão informou que o caso está sob segredo de Justiça e, por isso, não poderia fornecer mais detalhes. Segundo ele, a mãe da criança e a própria vítima já foram ouvidas na Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância da capital. Ele acrescentou que foram realizadas perícias e que os depoimentos de mãe e vítima são convergentes em relação aos fatos denunciados. O médico, revelou o advogado, teria praticado atos libidinosos em relação à menor, presenciados pela mãe.

Outras quatro denúncias também foram realizadas contra o pediatra,  sendo que um dos casos já está sendo apurado na delegacia. O advogado fez um apelo para que famílias que tenham passado por essa situação compareçam à delegacia e façam suas denúncias.

O pediatra deveria ter sido ouvido no último dia 1o, na Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância da capital, mas apresentou atestado médico afirmando que passara mal. Ele é aguardado hoje pela delegada Isabel Emanoela para prestar esclarecimentos.

Entenda o caso

Segundo a denúncia feita pela mãe da criança, o caso aconteceu no dia 25 do mês passado, durante uma consulta de rotina com o médico, quando a mãe flagrou a violência sexual. Depois que a denúncia foi divulgada, uma sobrinha do médico também afirmou ter sido violentada, em 1991, quando tinha apenas nove anos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de agosto de 2024.