Notícias

popularidade

Pesquisa aponta João Pessoa como destino-tendência mundial para 2025

publicado: 13/12/2024 09h04, última modificação: 13/12/2024 09h04
f7e17285-667f-062b-5efc-1f03b6d001ce.jpg

Cidade chama atenção por atrativos naturais e culturais | Foto: Divulgação/Arquivo Secom-JP

João Pessoa está entre os destaques mundiais do levantamento Previsões de Viagem da plataforma Booking.com para 2025, que colocou a capital paraibana como um dos destinos-tendência do próximo ano, junto a cidades como San Pedro de Atacama (Chile), Sanya (China), Trieste (Itália), Tromsø (Noruega), Willemstad (Curaçao), Tignes (França), Naha (Japão), Villajoyosa (Espanha) e Houston (Estados Unidos).

A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.713 pessoas em 33 países e territórios participaram do estudo. Os participantes responderam a um questionário on-line, entre julho e agosto deste ano, e os destinos tinham que estar entre os 1.000 mais reservados na Booking.com entre 15 de junho de 2023 e 15 de julho de 2024. A lista resultante foi ordenada por aumento anual e houve curadoria dos destinos para garantir distribuição geográfica.

A inclusão de João Pessoa nesse ranking internacional foi celebrada pelo secretário de Turismo da cidade, Daniel Rodrigues. Segundo ele, a pesquisa enfatiza a localização privilegiada do município, como o ponto mais oriental das Américas, oferecendo uma combinação de pontos positivos em termos de natureza, segurança, infraestrutura, acessibilidade e inclusão. “São itens nos quais trabalhamos diuturnamente para oferecer o melhor para os nossos visitantes, para que a experiência deles supere as expectativas”, afirmou.

A Booking.com frisou ainda que João Pessoa é admirada como um local verde e que proporciona a chance de admirar sua beleza natural, não apenas nas praias, mas em lugares como o Jardim Botânico. Já para quem procura vivenciar um dia cultural, uma opção destacada de visitação o tradicional Centro Histórico de João Pessoa e as antigas igrejas da cidade. Picãozinho, Seixas e o Caribessa são áreas famosas para relaxar, enquanto a Ilha de Areia Vermelha e a Praia do Jacaré são consideradas ideais para quem busca aproveitar o sol na orla.

Setor de turismo celebra ano com festa na orla

Na semana em que João Pessoa foi destacada pelo Ministro do Turismo como um dos destinos mais procurados no mundo, o mercado turístico da Paraíba reuniu representantes de diversos segmentos para uma confraternização no Hotel do Sesc, na Praia do Cabo Branco.

A iniciativa foi organizada por entidades de relevância na área, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-PB), a Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Abav-PB), o Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (Seha-JP) e o Convention & Visitors Bureau Paraíba. O evento ainda contou com o apoio das secretarias de Turismo do Estado (Setde-PB e de João Pessoa (Setur-JP), da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e de diversas empresas parceiras.

“Reunir as entidades ligadas ao turismo em momentos como este é essencial. Além de confraternizarmos, é uma oportunidade de planejar e debater propostas que impulsionem o setor no estado”, afirmou Thâmara Cavalcanti, presidente da Abrasel-PB. Já Rosália Lucas, secretária de Turismo da Paraíba, destacou a importância estratégica do evento: “Esta confraternização permite que o setor exponha suas demandas e participe do planejamento de ações voltadas ao fortalecimento da Paraíba como destino de referência. Ela também reafirma a importância da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável do turismo”.

O futuro do turismo na Paraíba foi um dos principais tópicos abordados no encontro. Projeções dos Governos Federal e do Estado indicam que o setor receberá investimentos expressivos em 2025, com pelo menos R$ 65 milhões destinados ao fortalecimento do segmento. Entre os destaques, está a construção de 11 mil novos leitos no Polo Turístico Cabo Branco, resultado de projetos que somam R$ 1,8 bilhão em investimentos da iniciativa privada, com expectativa de impacto na geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de dezembro de 2024.