Gestores da saúde temem aumento de casos de Covid-19 no São João

vacinação_final_do_ano-foto-edson_matos (17).JPG

Foto: Edson Matos

por Juliana Cavalcanti*

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e as secretarias municipais de saúde realizaram ontem a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Na oportunidade, foi aprovada a quarta dose da vacinação (2ª dose de reforço) contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos. Segundo a secretária de Saúde, Renata Nóbrega, a vacina será aplicada quatro meses após a terceira dose.

A CIB aconteceu no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa. Conforme a secretária de saúde do município de Itabaiana e presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems -PB), Soraya Galdino, muitas Prefeituras já devem iniciar hoje a aplicação da quarta dose, pois possuem estoques suficientes.

Para ela, essa imunização representa uma grande preocupação do Conselho, devido à chegada do São João e, por essa razão, 90% das cidades do Estado já aguardavam por esse momento. “Todos as cidades têm estoques para oferecer e essa vacina vai ser de três tipos: Pfizer, Janssen e AstraZeneca. Essas cidades podem iniciar a vacinação e o Estado vai reabastecer essas cidades na próxima segunda-feira (9), pois a vacina é pedida na quinta-feira e recebida na segunda”, informou.

De acordo com a secretária, cada Prefeitura vai fazer a organização do seu público-alvo para decidir questões como se a vacinação ocorrerá em ordem decrescente, se já há doses disponíveis para serem liberada, dentre outras.

“A vacina já está disponível nos municípios, mas esse processo, cada Secretaria Municipal vai organizar junto com seus postos de vacinação. Então, é importante que esses idosos que já completaram quatro meses da terceira dose buquem a orientação nas suas Secretarias Municipais”, alertou.

Renata Nóbrega lembrou ainda que o Ministério da Saúde possui uma nota informativa recomendando a segunda dose de reforço a partir dos 70 anos. Porém, a SES-PB, a partir da análise do cenário epidemiológico, junto com a Sociedade Paraibana de Infectologia decidiram indicar a quarta dose da vacina para o público acima de 60 anos.

Segundo a Comissão, esse reforço é necessário para reduzir ainda mais as internações e óbitos nessa faixa etária. A CIB debateu ainda a necessidade da vacina da Covid-19 ser incorporada pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunização (PNI) com o objetivo de fortalecer cada vez mais a proteção dos brasileiros.

Festejos Juninos

Conforme a gestora da SES-PB, o cenário da Covid-19 permanece estável na Paraíba, mas é preciso entender que a pandemia ainda não acabou e é necessário, portanto, fazer um monitoramento diário referente aos casos.

Ela observa ainda que a preocupação com a atualização do cartão de vacina vem sendo crescente, principalmente porque no próximo mês serão iniciados os festejos juninos no Estado. Nesse período, a expectativa é que tenha a maior quantidade de pessoas circulando em vários estados nordestinos, incluindo a Paraíba.

Por isso Renata Nóbrega ressalta a maior necessidade de conscientização entre os paraibanos para que a pandemia continue estável após essas festas e não ocorra um aumento do número de casos e óbitos já durante o mês de julho.

“ O cuidado é com a população que não fez a sua terceira dose (ou primeira dose de reforço), grupo com mais de um milhão de paraibanos. É um risco muito grande para o adoecimento e para o aumento de novos casos”, finalizou a secretária.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 4 de maio de 2022