Decisão foi tomada para evitar aglomerações na capital diante das incertezas geradas pelo surgimento da cepa Ômicron

PMJP cancela Réveillon devido à nova variante do coronavírus

publicado: 30/11/2021 08h26, última modificação: 30/11/2021 08h26
COLETIVA DO PREFEITO-CICERO LUCENA-F-ORTILO ANTONIO (13).JPG

Prefeito Cícero Lucena: “Com a provável chegada dessa nova cepa, que está gerando muitas incertezas dentro da comunidade científica, achamos por bem, cancelar o nosso Réveillon”

tags: PMJP , cancela , Réveillon , coronavírus , nova variante , Ômicron

por Petrônio Torres*

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) confirmou ontem à tarde que a festa de Réveillon da capital está cancelada. O gestor elencou fatores para a sua decisão. Entre eles, a incerteza que Ômicron, a cepa sul-africana do Covid-19 vem causando em todo o planeta.

“Apesar da transmissibilidade da Covid-19 em João Pessoa está muito baixa, hoje essa taxa é 0,54 por exemplo, e leitos de UTI e enfermaria estarem dentro de uma aceitabilidade que classificaríamos como boa, mesmo assim, com a provável chegada dessa nova cepa, que está gerando muitas incertezas dentro da comunidade científica, achamos por bem, cancelar o nosso Réveillon”, afirmou o prefeito.

Cícero Lucena também elencou outros pontos que o levaram a cancelar o evento. A aglomeração na orla, em momento de confraternização, o abraço das pessoas nesta situação seria propício à proliferação da Covid-19.
“Mesmo nossa cidade estar avançando e muito na vacinação, que é um fator super positivo, o poder público não vai estimular esse tipo de situação neste período de incerteza”, explicou o prefeito.

Ele confirmou ainda que não fechará a praia no Réveillon e que as famílias poderão se confraternizarem nas areias do litoral pessoense. “Espero, mesmo assim, que as pessoas tenham prudência neste momento”, completou.

Folia de Rua e Carnaval indefinidos

Cícero Lucena, no entanto, confirmou que os demais eventos de fim de ano estão mantidos em João Pessoa. O Natal dos Sentimentos, por exemplo, permanece com suas datas inalteradas. O prefeito também confirmou que os decretos do município permanecem da mesma forma e sem nenhuma mudança, inclusive, aqueles que preveem aumento de público em ambientes fechados como casas de show.

Ele também evitou falar de cancelamento ou realização do Carnaval e Folia de Rua, em 2022. “Ainda é muito cedo para falar nestes eventos. Vamos ver como se comporta essa nova cepa e como estaremos em número de novos casos, ocupação de leitos, o avanço na vacinação, entre outros itens para podermos decidir”, explicou Cícero.

Diálogo com o governador

O prefeito Cícero Lucena revelou que antes de anunciar a decisão de ontem esteve reunido com o governador João Azevêdo e suas respectivas equipes técnicas, que chegaram a conclusão que era melhor cancelar os festejos de Réveillon na orla de João Pessoa. “Eu e o governador João Azevêdo, juntamente com nossas equipes técnicas, tivemos esta mesma percepção de cancelar o evento, que poderia trazer desdobramentos nada positivos, principalmente com a descoberta desta nova cepa sul-africana, dada a rapidez de sua multiplicação”, explicou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de novembro de 2021