PONTE DO FUTURO

Próxima fase será o início das obras

publicado: 17/10/2024 08h48, última modificação: 17/10/2024 08h48
Atualmente, cerca de 40 pessoas estão envolvidas na etapa de projetos e estudos; intervenção deve começar em janeiro
1 | 2
Primeira fase aconteceu em setembro passado, com avaliação da capacidade de suporte do solo por meio de sondagem geotécnica | Foto: Divulgação/Secom-PB
2 | 2
Foto: Divulgação/Secom-PB
Secom-PB.jpeg
Obras Ponte Futuro_Divulgacao_Secom_PB.jpeg

por Emerson da Cunha*

A Ponte do Futuro está na segunda fase de preparativos para o início das obras. A informação vem da construtora A. Gaspar S.A., que lidera o Consórcio Jampa, responsável pelo trabalho de instalação da estrutura, que ficará entre os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Neste momento, estão sendo desenvolvidos, de forma simultânea, os estudos necessários e os projetos técnicos para a instalação da estrutura. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2025, depois de expedida a licença ambiental da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), passo essencial para o andamento dos trabalhos.

Atualmente, segundo o engenheiro Igor Girardi, da construtora, cerca de 40 pessoas estão envolvidas nessas atividades preparatórias. “Estimamos que, no auge da construção, serão criados aproximadamente 400 empregos diretos, além de outros 200 indiretos, impulsionando a economia local de forma significativa. A próxima fase será o início das obras da ponte e da rodovia, que devem seguir conforme planejado. Quanto ao prazo de entrega, mantemos a previsão de que a ponte será concluída dentro do período contratual estabelecido, que é de dois anos”, adianta.

Os primeiros movimentos em direção a esse objetivo foram dados em setembro passado, às margens do Rio Paraíba, com a averiguação técnica do solo, realizada por meio de sondagem geotécnica. Nesse processo, foram avaliadas características como a composição, a resistência e a espessura das camadas do solo e da rocha, assim como a presença de argila, areia e cascalho. Esses dados são fundamentais para o projeto, uma vez que trazem informações sobre a capacidade de suporte do solo e a profundidade necessária dos elementos de fundação, o que garante sustentabilidade e segurança à estrutura.

Mobilidade

Um dos principais objetivos da construção da Ponte do Futuro é desafogar a rodovia BR-230, considerada a maior e principal avenida de João Pessoa. O trecho corta a cidade por aproximadamente 40 km, desde o Porto de Cabedelo até as saídas para Recife, Natal e Campina Grande — e, consequentemente, todo o interior do estado. Mais de 60 mil veículos trafegam nela por dia, entre os quais os caminhões de carga que entram e saem do porto, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB).

A implantação da Ponte do Futuro vai desviar o tráfego de caminhões pesados com origem ou destino ao Porto de Cabedelo. Toda essa movimentação vai ocorrer pela Ponte do Futuro, pela qual se chegará à rodovia BR-101 com muito mais rapidez. A partir dela, os motoristas podem tomar diversos destinos. “Será uma grande economia de tempo, de custo operacional dos veículos e de sinistros de trânsito. Esse conjunto de ganhos vai garantir a sustentabilidade ambiental para a Região Metropolitana de João Pessoa e, certamente, para toda a Paraíba”, diz o diretor de Planejamento e Transportes do DER-PB, José Arnaldo de Souza Lima.

Projeto

O projeto da Ponte do Futuro foi lançado em dezembro de 2023, a partir da autorização de licitação assinada pelo governador João Azevêdo. Com investimentos estimados de R$ 500 milhões, a expectativa é que seja entregue no último trimestre de 2026. As obras começarão no km 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo.

O planejamento consiste na construção de duas pontes. A primeira terá 2 km de extensão e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 m de largura, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. Já a segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena. Ela terá, ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 m de extensão.

O complexo rodoviário também contará com o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019, e a adequação da PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de outubro de 2024.